O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) concedeu entrevista à Rádio Jornal nessa quinta-feira, dia 24, e tratou de explicar os detalhes do Programa Calçada Livre, que segundo o Decreto nº 006/2022 (saiba mais clicando AQUI) busca assegurar ao Cidadão, “o livre acesso e trânsito às calçadas do Município”.
A Ação, que será coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, visa instituir as diretrizes gerais para a “regularização; remoção e/ou realocação de trailers; food trucks; barracas e/ou similares, que estejam exercendo atividades comerciais ou de prestação de serviços sobre as calçadas da Cidade”, e vem, segundo a Prefeitura, sendo divulgada “de forma equivocada, ou com má intenção, nas redes sociais”, junto aos comerciantes informais de Garanhuns, “relatando que as ações irão afetar os ambulantes”, o que segundo o Governo Sivaldo Albino “não é verdade”. Uma campanha educativa (imagem acima) foi iniciada nas redes sociais da Prefeitura de Garanhuns com a finalidade de esclarecer as dúvidas referentes ao Programa Calçada Livre.
“Todos poderão continuar comercializando, dentro das novas regras de utilização do espaço urbano público”, garantiu o Prefeito durante entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto, ocasião em que deixou claro que cerca de dezoito ambulantes que foram autorizados a trabalhar no Centro da Cidade no final de 2020, serão relocados. Já em relação aos de trailers e food trucks, Sivaldo registrou que “quem tem o seu ponto vai ficar. Agora vai ter horário para colocar e para retirar” (confira a entrevista clicando em player no Vídeo acima).
Ao citar de forma específica os trailers estacionados nas proximidades da AESGA, na Avenida Caruaru, o Gestor Municipal registrou que serão relocados para uma Praça de Alimentação, que será organizada na Travessa Maria Ramos, mais precisamente na lateral da antiga Quadra do Colégio Municipal (imagem acima). Esses segundo Albino, serão os únicos trailers que vão ficar fixos em ruas da Cidade. A posição de Sivaldo foi questionada pelo radialista Eduardo Peixoto, que ressaltou as possíveis dificuldades que os proprietários dos trailers e food trucks poderão ter para transportar o comércio diariamente. “Vão precisar se adequar!”, respondeu Sivaldo, complementando que “não vamos tirar o pão de cada dia de nenhum comerciante. Não estamos tirando o espaço de ninguém. Estamos relocando em alguns espaços e disciplinando em outros”.
Ainda durante a entrevista, o Prefeito se referiu a casos concretos, de barracas com bases construídas em alvenaria (tijolo e concreto) nas avenidas Dantas Barreto e Caruaru, bem como nas imediações do Hospital Perpétuo Socorro. Albino também se posicionou quanto a lojas de material de construção que expõem produtos nas calçadas e lembrou de uma recente ação realizada na Avenida Duque de Caxias, atendendo a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco.
O OUTRO LADO – O vereador Gersinho Filho (PTB) questionou a medida adotada pela Prefeitura em relação ao disciplinamento de trailers; food trucks; barracas e/ou similares que utilizam as calçadas e ruas da Cidade. O Parlamentar se pronunciou contrário e apresentou proposição na Câmara de Garanhuns reivindicando ao Prefeito que mantenha todos os comerciantes nos locais onde trabalham atualmente. “Vou até as últimas instâncias, as últimas consequências, para defender os ambulantes de nossa Cidade, os donos de trailers; de food trucks, para que eles possam trabalhar de forma tranquila”, garantiu Gersinho Filho.