BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 10 de junho de 2024

 

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) inaugurou, na última sexta-feira, dia 7, o Viveiro Florestal do município de Jupi. O evento fez parte das ações da Semana Estadual do Meio Ambiente.

 

Contando com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA), a iniciativa integra o projeto de implementação de oito viveiros municipais de mudas de árvores em Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, liderado pela Semas, em parceria com Prefeituras e entidades de sociedade civil que já atuam com meio ambiente, agroecologia e atividades sustentáveis.

 

Com capacidade de produção de 50 mil mudas por ano, o viveiro florestal de Jupi foi implantado para o reflorestamento e também para promover a educação ambiental como espaço de aprendizagem. Entre as principais espécies de mudas já presentes no viveiro florestal estão: Ipês, Jacarandá, Milho de Pombo, Acerola, Manga e Eucalipto.

 

 

“Através do projeto da Semas-PE, o município de Jupi foi contemplado para a implementação do viveiro florestal que vai ajudar no reflorestamento da nossa Região. Estamos aqui juntos para preservar ainda mais o nosso meio ambiente”, ressalta o Prefeito de Jupi, Marcos Patriota

 

Além de Jupi, os municípios de Pesqueira e de Taquaritinga do Norte, também no Agreste, já estão com espaços em funcionamento. Ainda esse mês, Pernambuco inaugura mais cinco unidades nos municípios de Granito, Triunfo, Dormentes, Panelas e Serrita.

 

“Temos uma meta ousada estabelecida pela governadora Raquel Lyra para que Pernambuco chegue até 2026 com quatro milhões de árvores plantadas. Esses viveiros municipais vão ajudar a suprimir as necessidades do estado de produção de mudas, além das demandas dos próprios municípios”, destacou o secretário executivo de Meio Ambiente da Semas, Walber Santana.  (@blogcarloseugenio, com imagens de Tarciso Augusto/Semas)