Com 120.228 votos, que representam 73,36% dos votos válidos, o ex-deputado e sindicalista, Ramos Santana (PSDB) venceu o deputado Estadual Júnior Matuto (PSB), nas Eleições Municipais do 2º Turno e foi eleito Prefeito de Paulista.
O resultado das eleições em Paulista, além de colocar o PSDB – partido da governadora Raquel Lyra -, como a legenda mais vitoriosa do Estado (com 32 prefeitos eleitos), também teve reflexos em Garanhuns. É que o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) esperava a vitória de Júnior Matuto para que o filho, Cayo Albino, atual 1º suplente do PSB, assumisse uma cadeira na ALEPE, a partir do próximo dia 1º de janeiro, fato que não se consumou.
Cayo Albino, que ficou como 4º suplente do PSB nas eleições de 2022, foi alçado à condição de 1º suplente após uma sucessão de fatos, que foram desde a ida de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado e a consequente posse de Diogo Moraes; e mais recentemente a morte de José Patriota, levando Júnior Matuto a assumir o mandato, já que Davi Muniz trocou o PSB pelo PSD e perdeu a condição de assumir o Mandato.
Cayo seguirá exercendo a função de assessor do deputado Federal Felipe Carreras (PSB) em Garanhuns e conta com a convocação de um dos 12 Deputados Estaduais do PSB para o Secretariado de João Campos, na Prefeitura do Recife, para assumir o mandato de Deputado Estadual. Os atuais deputados socialistas na ALEPE são os seguintes: Aglailson Victor; Dannilo Godoy; Delegada Gleide Ângelo; Eriberto Filho; France Hacker; Francismar Pontes; Rodrigo Farias; Sileno Guedes; Simone Santana; Waldemar Borges; Diogo Moraes e Junior Matuto. (@blogcarloseugenio)