BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 16 de julho de 2024

 

Após um hiato em 2023, o Virtuosi, um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, retorna à programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Conhecido por popularizar a música clássica com concertos gratuitos de renomados instrumentistas brasileiros e internacionais, o Festival, em sua 17ª edição do ‘Virtuosi na Serra’, acontecerá de 19 a 27 de julho no Seminário São José.

 

 

A temporada será dedicada ao maestro Clóvis Pereira (1932-2024), uma figura essencial para a difusão da música de concerto pernambucana e do Movimento Armorial. As homenagens começam já na abertura, dia 19, com Clóvis Pereira Filho como solista em um concerto com a Orquestra Jovem de Pernambuco. O programa inclui ‘Concertino para Violino e Orquestra’ e ‘Três Peças Nordestinas’, ambas composições do maestro. Clóvis Pereira Filho, formado no Conservatório Pernambucano de Música, possui uma carreira internacional impressionante e é solista na Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

 

A programação completa pode ser conferida no card acima. Os concertos acontecerão às 19h30, de segunda a sexta-feira, e às 18h30, nos finais de semana, na Capela do Seminário São José. O acesso é gratuito.

 

 

O VIRTUOSI – O Virtuosi, iniciado em 1998, é um dos maiores festivais de música de câmara do país. Criado por Altino e Ana Lúcia Garcia, o festival trouxe grandes personalidades e artistas talentosos, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do Brasil. Ao longo dos anos, foram realizadas mais de 20 edições do festival em Pernambuco, incluindo eventos especiais como Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI, com masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades. (@blogcarloseugenio, com informações da Assessoria)