BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023


 

Um grupo de Pais de alunos da Rede Municipal de Ensino esteve na Câmara de Garanhuns na manhã desta quarta-feira, dia 8, em busca do apoio dos Vereadores quanto ao problema gerado pela falta de Profissionais de Apoio para às Escolas Municipais, o que deixou os Estudantes com deficiência, sobretudo àqueles com Transtorno do Espectro Autista sem frequentar às aulas, frustrando às crianças e indignando seus pais.

 

 

Entre os posicionamentos favoráveis à causa, destaque para a ação da vereadora Fany Bernal (sem partido), que protocolou denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) relatando que a ausência dos Atendentes Terapêuticos/Apoios Pedagógicos foi registrada em treze escolas nestes primeiros dias do ano letivo (confira parte do documento apresentado pela Vereadora acima).

 

 

“Os pais das crianças com deficiência, especificamente as crianças com Transtorno do Espectro Autista, foram comunicados pelas Escolas que deveriam aguardar em casa, pois as instituições não teriam condições de recebê-las, haja vista a ausência de contratação de profissionais por parte da Prefeitura”, relatou a Parlamentar na denúncia protocolada junto ao MPPE, ocasião em que pediu providências do Órgão de Fiscalização.  

 

 

A ausência dos Profissionais nas Escolas foi relata, inicialmente, pela cidadã Emile Cavalcante, que manteve contato com o Blog do Carlos Eugênio para registrar que o seu filho, que estuda na Escola Municipal Artur Maia, localizada na Boa Vista, corria o risco de ficar um mês sem aulas. A luta de Emile logo foi encampada por outras mães e pais de alunos (relembre clicando AQUI).

 

 

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta quarta-feira, dia 8, a secretária de Educação, Wilza Vitorino, registrou que os Auxiliares de Desenvolvimento Estudantil já estão sendo encaminhados às Escolas. Segundo a Secretária, esse processo (envio do Profissional de Apoio) se dá após o primeiro dia do ano letivo, com a confirmação da matrícula do estudante. “Os estudantes são enturmados em nosso Sistema e a nossa equipe faz a triagem de quais estudantes receberão o apoio”, ressaltou Wilza Vitorino, que estipulou que até a próxima quarta-feira, dia 15, a situação estará regularizada. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)