Um dia após vir à tona a confusão que se tonou o processo de transição da gestão do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), o gestor da Unidade, Venâncio Leonardo, emitiu Nota para Esclarecer os motivos que o levaram a solicitar a exoneração do cargo junto à Secretaria Estadual de Saúde. Ele também fez questão de ressaltar “que, em momento algum a Unidade Hospitalar foi abandonada”.
Venâncio inicia a Nota registrando que foi informado por Josemir Barreto, que se apresentou como assessor do deputado Estadual Diplomado, Izaías Regis (PSDB), e pela enfermeira Evelinny Metódio, no último dia 28, que Metódio seria a responsável pela Gestão do Hospital. “No mesmo dia, a nova equipe Gestora realizou visitas a setores do Hospital, onde reafirmaram seus cargos e iniciou a transição dos cargos. No dia 30 de dezembro, também foi realizada uma reunião da nova equipe com todas as coordenações do Hospital, na sala de reunião do Centro de Saúde”, destacou Leonardo em trecho da Nota, em que acusou os citados, juntamente com Sthefanny Lins (filha do Ex-vereador Zaqueu Lins), de iniciar uma “série de demissões de servidores ligados ao Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, caracterizando-se como perseguição política coordenada pelo deputado Estadual Diplomado Izaías Régis”, acusou Venâncio Leonardo.
Ainda na Nota, o diretor do HRDM registra ter enviado carta a Secretaria Estadual de Saúde solicitando a exoneração do cargo, com efeitos a partir do dia 30 de dezembro de 2022, e que na última terça-feira, dia 10, teria recebido uma ligação do gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, informando da necessidade de que retornasse às suas funções, já que não havia sido exonerado e permanecia como Gestor do Hospital.
“A partir de então, se teve conhecimento de que não haviam portarias ou documentos que oficializassem a nomeação dos novos cargos de gestores e diretores”, garantiu Venâncio, ressaltando ter “ciência do caráter temporário e transitório das suas funções ao longo deste mês”, até que seja feita a nomeação oficial da Nova Equipe Gestora.
A POSIÇÃO DE IZAÍAS – Ouvido pelo Blog do Carlos Eugênio, o deputado Estadual Diplomado Izaías Régis (PSDB), que indicou Evelinny Metódio para o futuro cargo, registrou que a “confusão” foi gerada porque o Diretor (Leonardo Venâncio) teria “abandonado” o Hospital.
“Essas pessoas indicadas pelo Prefeito de Garanhuns estão querendo fazer politicagem com a saúde do povo do Agreste Meridional e nós não vamos deixar. Após a reforma administrativa que será votada na próxima semana, as coisas vão entrar nos prumos e o Dom Moura vai sair das mãos dessas pessoas que só usaram o Hospital para fazer essa política pequena e rasteira”, disparou Izaías.
OUTROS CITADOS – O Blog do Carlos Eugênio buscou manter contato com a enfermeira Evelinny Metódio, futura Gestora do HRDM, mas não obteve sucesso. Seguimos a disposição de Metódio, bem como de Josemir Barreto e de Sthefanny Lins, que foram citados por Venâncio Leonardo, para publicar as suas versões quanto a confusão que se tonou o processo de transição da gestão do Hospital Regional Dom Moura (HRDM). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)