O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nessa terça-feira, dia 13, a tabela atualizada de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados. O documento servirá como base de cálculo para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante as Eleições 2024.
Segundo a Portaria nº 657/2024, publicada pelo TSE, o PL lidera a lista com 99 deputados federais, seguido pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, com 81 parlamentares. Na sequência, aparecem União Brasil, com 59; PP, com 47; PSD e MDB, com 42 cada; e o Republicanos, com 40.
Completam a tabela a Federação PSDB – Cidadania (18); Podemos (18); PDT (17); Federação PSOL Rede (14); PSB (14); Solidariedade (7); Avante (7); e PRD (5).
A Portaria também traz em anexo a tabela de representação das bancadas dos partidos e federações no Congresso Nacional, utilizada como base de cálculo para a participação de debates durante o pleito.
GARANHUNS – Aqui em Garanhuns, o candidato da Frente Popular, composta pelos partidos PSB; Solidariedade; MDB; PDT; Republicanos e pela Federação (PT/PCdoB e PV), Sivaldo Albino, ficará com grande parte do Guia Eleitoral a ser veiculado nas rádios em dois horários: de segunda a sábado, das 7 às 7h10min e das 12 às 12h10min.
O segundo maior tempo será de Gersinho Filho, da Coligação PL; União Brasil e Novo. Já Izaías Régis, da Coligação Renasce Garanhuns, composta pela Federação PSDB/Cidadania e pelos partidos Podemos e PSD, terá um tempo bem menor em relação aos adversários.
A definição do tempo; a ordem de veiculação da propaganda, bem como a Rádio que gerará o Guia Eleitoral em Garanhuns será definida até o próximo dia 25, data-limite, segundo o Calendário Eleitoral, para que o Juiz Dr. Enéas Oliveira da Rocha convoque os representantes das Coligações e das emissoras de rádio para a elaboração de plano de mídia.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. As Eleições Municipais 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro. (@blogcarloseugenio)