BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 06 de maio de 2024

 

Termina nessa quarta-feira, dia 8, o prazo para os eleitores solicitarem o primeiro Título Eleitoral; atualizar dados cadastrais; pedir transferência de domicílio eleitoral; regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou mesmo cadastrar Biometria. É que estar com a situação eleitoral regularizada é imprescindível para pode votar nas Eleições de 6 de outubro.

 

Além disso, é fundamental estar quite com as obrigações eleitorais para poder tirar passaporte, estar apto para benefícios sociais do Governo, tomar posse em Cargos Públicos, entre outras situações.

 

No caso de situação de irregularidade do título os procedimentos podem ser regularizados pelo “Autoatendimento Eleitoral” no site do TSE. Nos demais caso, como primeiro título, cadastramento de biometria, entre outros, é preciso o comparecimento presencial.

 

 

1º TÍTULO E TRANSFERÊNCIA – Os eleitores que forem tirar o título eleitoral pela primeira vez devem comparecer ao cartório eleitoral mais próximo da sua residência com RG, certidão de nascimento, ou certidão de casamento. No caso de eleitores do gênero masculino maiores de 18 anos é preciso o certificado de alistamento militar.

 

Para alterar o domicílio eleitoral, além do documento de identificação, é preciso do comprovante da nova residência ou vínculo com o novo Município.

 

Antes de se dirigir à unidade eleitoral, recomenda-se que o eleitor consulte no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e faça o agendamento prévio, assim como os horários de atendimento presencial. Para agendar atendimentos em Pernambuco clique AQUI.

 

 

OUTRAS DATAS IMPORTANTES – O Calendário Eleitoral também traz outras datas importantes. Confira algumas:

 

– 30 de junho: Pré-candidatos com programas em rádio e televisão devem deixar de apresenta-los;

 

– Entre 20 de julho e 5 de agosto: período para realização de convenções partidárias;

 

– 6 de julho: ficam vedadas a realização de nomeações, exonerações e contratações de agentes públicos;

 

– 15 de agosto: limite para registros de nomes na Justiça Eleitoral;

 

– 16 de agosto: início da propaganda eleitoral;

 

– Entre 30 de agosto e 3 de outubro: período da propaganda gratuita no rádio e na TV;

 

– 6 de outubro: data do primeiro turno das eleições. (@blogcarloseugenio)