Apesar da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) ter divulgado Avisos Hidrometeorológicos registrando que a região Agreste contaria com pancadas de chuvas “moderada e ocasionalmente fortes”, após um período de oito meses, Garanhuns voltou a receber um temporal no início da noite de ontem, dia 25. O resultado foram inundações em alguns pontos e estragos por toda a Cidade. A forte chuva, de cerca de uma hora, invadiu casas; derrubou muros; danificou ruas pavimentadas e abriu buracos naquelas sem pavimentação.
Nas proximidades do Centro Cultural, o muro do antigo depósito da Pérola voltou a cair. Parte de uma encosta junto ao muro da Escola Estadual Simôa Gomes, na Cohab 2, caiu e a água, juntamente com a lama, invadiram várias residências. O muro corre o risco de desabar (vídeo acima). Na Rua Pedro Álvares Cabral, localizada na comunidade conhecida como Barreira do Inferno, no bairro Aloísio Pinto, uma casa foi invadida pelas águas vindas da BR 424. Pela forma como às chuvas atingiram o imóvel, a Casa também corre o risco de desabar.
Trecho da Rua XV de Novembro, nas proximidades do Bonanza Supermercados, em Heliópolis, voltou a alagar (vídeo acima), assim como na Avenida Sul, nas proximidades da Praça Padre Mathias Lemmes, na Boa Vista. Pontos críticos como a rua Carmerinda Vieira de Melo, na descida do IBN, e a rua Serra Branca, no Magano, também apresentaram problemas no pavimento por conta da força das águas. Já os moradores das imediações da Avenida Senador Paulo Guerra, onde existe uma cratera gerada nas chuvas de abril passado, viveram momentos de apreensão por conta do volume d´água naquela região. Pelas redes sociais, moradores da Cidade registraram diversos transtornos em vários pontos da Cidade por conta da força das águas.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, a Defesa Civil Municipal trabalhou desde quando teve conhecimento da precipitação, isolando e sinalizando áreas de risco. O Órgão também seguiu trabalhando pela noite e vai concluir um levantamento detalhado da situação na Cidade, devendo se pronunciar na manhã deste domingo, dia 26, sobre os danos e providências. Aviso Hidrometeorológico divulgado pela APAC às 23h, de ontem, dia 25, registram a previsão de “pancadas de Chuva de moderada a forte” até às 22h de hoje, dia 26, em Garanhuns.
EVENTOS ADIADOS – Diante do temporal caído na Cidade, a programação do evento “A Magia do Natal” de ontem, dia 25, teve que ser cancelada. O show com os cantores Jonas Esticado; Israel e Rodolfo e David Firma também precisou ser adiado. As apresentações acontecerão à partir das 16h de hoje, dia 26, no Parque Acauã. Já o Desfile do Papai Noel, que neste domingo teria a sua última apresentação do ano, ainda segue sem confirmação. É que a Prefeitura vai acompanhar as condições climáticas no transcorrer do dia para confirmar a programação. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br. COPIAR E COLAR NÃO É ÉTICO! O TRABALHO JORNALÍSTICO PRECISA SER RESPEITADO! Não está autorizada a reprodução, na Íntegra, desta matéria nas Redes Sociais – Instagram e Facebook -, ainda que citada a fonte).