O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) fez um anúncio pra lá de ousado nessa sexta-feira, dia 28. É que o Socialista decidiu municipalizar a Gestão do Festival de Inverno de Garanhuns a partir do próximo ano.
“Chega a hora que líder do Município precisa tomar algumas decisões. E a decisão que nós tomamos, ouvindo toda a sociedade e o povo, é que o FIG não pode ser apequenado, Ele precisa crescer e se engrandecer cada vez mais. A partir de 2024, a Prefeitura de Garanhuns realizará o Festival de Inverno”, registrou Sivaldo em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo Albino, a decisão veio após consultar diversas pessoas ao longo desta semana. Ele registrou ter consultado os empresários da Rede Hoteleira e da Gastronomia; o Comércio, tanto formal, quanto informal; barraqueiros e ambulantes, antes de tomar a decisão. Ainda segundo Sivaldo, o fato de a grade artística deste ano não ter agradado a população e as polêmicas vivenciadas neste FIG, também motivaram a decisão.
“Depois do grande evento de 2022, a gente espera poder fazer um FIG pelo menos próximo do tamanho que foi o do ano passado (…); nós vamos assumir essa responsabilidade para continuar fazendo com que o nosso Festival de Inverno cresça a cada ano e não diminua como ocorreu neste ano”, cravou o Prefeito Garanhuense, anunciando que trará de volta às noites temáticas (samba, pagode, forró, romântica e sertaneja), bastante defendidas pelo público local.
DE ONDE VIRÁ O DINHEIRO? – Para realizar o evento nos moldes de 2022 (modelo adotado pelo Prefeito como ideal), que segundo o Governo do Estado contou com mais de R$ 23 milhões de reais em investimentos, além de outros R$ 5 milhões da Prefeitura, Sivaldo disse contará com o apoio do deputado Federal Felipe Carreras, que segundo Albino “tem sido o maior parceiro da história de Garanhuns”, e dos governos Estadual e Federal, bem como da iniciativa privada.
“Quero, claro, continuar com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, incentivando a cultura e o Evento, que é o maior evento multicultural do Brasil. Vamos buscar novos parceiros na iniciativa Privada e até, porque não, no Governo Federal, para que o Festival de Inverno cresça cada vez mais e se consolide no calendário do Cenário Nacional”, registrou Sivaldo.
“A gente vai crescer cada vez mais este evento e vamos construir isso de mãos dadas, juntos com o povo, porque foi o povo que me incentivou a tomar esta decisão”, finalizou o Prefeito Sivaldo Albino, dando um tom político ao anúncio, certamente de olho na reeleição em 2024.
O Governo de Pernambuco, que assumiu a Gestão do FIG desde sua criação, em 1991, inclusive promovendo o crescimento do Evento, com a inserção de outras linguagens e criando o formato descentralizado hoje existente, ainda não se pronunciou sobre o anúncio do Prefeito Sivaldo Albino. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)