BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 07 de dezembro de 2021

 

O Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (SINPRO-PE) comunicou a Secretaria de Educação de Garanhuns, no Agreste Pernambucano, que promoverá uma “parada de advertência” nessa quarta-feira, dia 8. A paralisação que acontece no dia em que estava prevista a segunda etapa da avaliação do Projeto Qualiescola, que visa promover um estudo aprofundado dos resultados da Rede de Ensino para planejamento do ano letivo de 2022, vem sendo justificada pelo SINPRO-PE pela “falta de informações sobre a prestação de contas do FUNDEB”.

 

 

“Não podemos nos calar e sermos coniventes. A verba veio. Onde foi parar? Precisamos de explicações. Professores unidos jamais serão enganados. Juntos em mais uma luta. Não queremos nada além do que é nosso por direito. Todos presentes em busca de solução”, publicou o professor Robson Elias, em postagem no Instagram, em que também veicula um card que traz valores e convoca todos os Professores para estarem nessa quarta-feira, dia 8, a partir das 9h, defronte a Secretaria de Educação.

 

 

Em resposta ao Sindicato, a Secretaria Municipal de Educação registrou que a alegação de que a Pasta não promove a prestação de contas do FUNDEB é equivocada, “uma vez que todas as informações referentes ao Fundo são repassadas ao Conselho do FUNDEB, que inclusive, este Sindicato tem assento no referido Conselho para acompanhar representando a categoria”. A Pasta também registra que o SINPRO-PE precisa reenviar um Professor para compor o Conselho do FUNDEB, visando “promover um diálogo constante entre a Secretaria de Educação e o SINPRO-PE”, e que uma reunião entre a Pasta e o Sindicato já estaria agendada para amanhã, dia 8. O Encontro servirá para “estabelecer o diálogo e dirimir quaisquer dúvidas referentes ao Fundo”, pontua trecho do Ofício assinado pela secretária Wilza Vitorino e enviado ao Sindicato.

 

 

Ainda na resposta encaminhada ao Órgão Sindical que representa os Professores, a Secretaria de Educação de Garanhuns registra estar cumprindo o que rege o novo FUNDEB quanto ao pagamento dos profissionais da Educação com o cumprimento do percentual de aplicação até o último mês de outubro de 71,32%. “Estamos em permanente observância da Lei Complementar e documentos orientadores do Ministério da Educação quanto ao Fundo”, garante a Pasta, que também enumerou no documento as ações de valorização da Categoria, dentre elas: a viabilidade do Diário Digital e da Plataforma de Aulas; a devolução das 30 horas/aula; o retorno do Abono Educador e a aquisição de Notebooks para os Professores e tablets para os Estudantes, além da implantação de programas e projetos, como o Inova (Escola Integral em tempo Integral); o Qualiescola e o Aprendizagens.

 

 

CORTE DO PONTO – Além de se posicionar desfavorável à parada de advertência prevista para essa quarta-feira, dia 8, já que segundo a Secretaria de Educação a movimentação é “injusta e prejudicial aos estudantes da Rede” tendo sido decidida sem a devida “formação de assembleia”, a Secretaria registou que ao Município “não restará outra alternativa que não a promoção do desconto do dia de trabalho na folha de pagamento dos profissionais que aderirem à paralisação”. O Blog do Carlos Eugênio está à disposição do SINPRO-PE para registrar o ponto de vista da Associação quanto a posição da Secretaria de Educação de Garanhuns. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br. Não está autorizada a reprodução na Íntegra dessa reportagem através das Redes Sociais (Facebook e Instagram), ainda que citada a Fonte).