BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 01 de abril de 2022

 

E o Ônibus da Prefeitura de Garanhuns, que realiza o serviço de Transporte de Pacientes para fora do Município, o TFD, voltou a quebrar nessa quinta-feira, dia 31, gerando transtornos para os pacientes que se deslocaram ao Recife para realização de procedimentos médicos e precisavam retornar à Garanhuns no final da tarde. A informação foi veiculada no programa Ronda Policial de hoje, dia 1º.

 

 

O jornalista Eduardo Peixoto veiculou um áudio gravado por uma usuária do serviço, que às 21h, ainda aguardava pelo transporte na porta do IMIP, em Recife. De acordo com o Profissional da Rádio Jornal Garanhuns, o transporte foi viabilizado momentos depois e a Cidadã teria chegado em Garanhuns já na madrugada dessa sexta-feira, dia 1º.  

 

 

Na última semana, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) esteve concedendo entrevista à Rádio Jornal e registrou às providências da Prefeitura para resolver a problemática do TFD. Segundo Albino, uma Licitação está em curso para contratação de uma Empresa especializada no transporte de passageiros. A meta, de acordo com a Prefeitura, é promover a modernização do serviço; ampliar a capacidade de transporte de passageiros e ofertar uma maior comodidade aos pacientes, através da fixação de outros horários e não apenas aquele em que a viagem parte de Garanhuns por volta da meia-noite.

 

 

A posição do Prefeito não foi bem recebida pelos usuários do serviço, tanto que na última terça-feira, dia 29, um grupo de cidadãos que usam o Transporte à Capital do Estado para realização de procedimentos médicos esteve promovendo uma manifestação defronte à Prefeitura. “Nossa preocupação é que não temos como pegar um ônibus da Progresso na rodoviária em Garanhuns e sermos deixados no TIP, em Recife, para depois pagarmos passagem de ônibus ou um UBER para chegarmos ao Hospital. Do mesmo jeito que não condições de pagar pela viagem do Hospital até o TIP e depois voltar para casa quando chegarmos em Garanhuns. Muitos viajam sem dinheiro nenhum, levam a alimentação e até a água”, chamou a atenção uma usuária do serviço em entrevista a Rádio Jornal, cuja identificação não foi registrada.   

 

 

Para esclarecer o assunto, a Prefeitura de Garanhuns, via Nota, e o próprio Prefeito em nova entrevista veiculada pela Rádio Jornal, registraram que a logística será feita através de Ônibus Rodoviários que realizam a linha Garanhuns-Recife, porém os usuários do TFD não serão deixados ou embarcados no TIP, em Recife, e sim em seus destinos (nos hospitais), como acontece atualmente. Também na nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria Municipal de Saúde registrou que a contratação da Empresa inclui “a manutenção, abastecimento e seguro contra acidentes dos veículos utilizados”, o que em tese gerará uma “economia aos cofres públicos”. A Pasta também garantiu que após a conclusão da Licitação e consequente contratação da Empresa, serão realizadas “as adequações necessárias do fluxo a ser seguido no TFD, de acordo com as necessidades dos pacientes. Assegurando assim, desde as marcações de viagens, até o desembarque dos pacientes em seus respectivos destinos no Recife”. De acordo com o Prefeito Sivaldo Albino, esse modelo de serviço do TDF já foi adotado por mais de 50 municípios Pernambucanos.