Promover a sensibilização sobre a doação de sangue e de medula óssea. Este é o objetivo do Arco Pela Vida – I Edição Agreste Meridional, que será realizado pelo Senac, de 8 a 10 de outubro em Garanhuns.
“Ao longo de três dias, os participantes poderão se envolver em atividades educativas, de entretenimento e interação. Desde palestras informativas até competições que promovem a interação entre o público”, explicou Leandro Teixeira dos Santos, coordenador dos Cursos de Saúde do Senac Garanhuns.
As inscrições devem ser feitas através do link: https://www6.pe.senac.br/evento/arco-pela-vida/?idTurma=9910 ou clicando AQUI.
A programação contará com o apoio de diversos parceiros importantes da região, incluindo Hemope, Hemobrás, Sesc, Sebrae, Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns (AFYA Garanhuns), Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Faculdade Integrada CETE (FIC), Grau Técnico, V Gerência Regional de Saúde (V GERES), GRE Agreste Meridional, Hospital Regional Dom Moura, Comunidade Sete Colinas, Colégio Diocesano de Garanhuns, Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, Escola Técnica Ariano Suassuna, Colégio Monsenhor Adelmar, Erem Luiz Pereira Júnior, Colégio Nova Dimensão e 71º Batalhão de Infantaria Motorizada do Agreste Meridional de Pernambuco (71º BI Mtz).
Regulação do sangue no Brasil, hemoterapia, hemoderivados, leucemia e transplante de medula óssea são alguns dos temas das palestras que estão previstas para acontecer na noite da quarta e na tarde e na noite da quinta. A programação conta, ainda, com atividades interativas com realidade virtual, serviços de atendimento para o público em geral, encerrando com uma solenidade pelos 30 anos de HEMOPE. O Arco Pela Vida será realizado, simultaneamente, no SEBRAE e no SESC de Garanhuns.
Ideathon – Os estudantes terão uma atividade específica para eles dentro da programação do evento. Uma delas é o ideathon, uma maratona de inovação onde os participantes devem apresentar soluções criativas para problemas reais. Neste caso, os participantes serão desafiados a apresentar soluções para aumentar a adesão à doação de sangue e medula óssea. Durante o Ideathon, haverá mentoria com especialistas em design thinking e na área da saúde, que acompanharão as equipes. Ao final, as melhores propostas serão premiadas e, depois de análise da gestão do Hemope, poderão ser implementadas.
Os estudantes também terão o Desafio Doador do Futuro, com a realização do “Enxergando a doação de sangue e medula óssea por meio da arte”, com um concurso de Poemas, Poesias, Fotografias e Vídeos, e de “Quiz entre escolas”, ambos com a temática doação de sangue e medula óssea. Para participar dessa programação especial, o estudante deve fazer a inscrição no link: https://www6.pe.senac.br/evento/arco-pela-vida/?idTurma=9905
O Arco pela Vida já foi realizado em Arcoverde, sendo a primeira edição do Sertão do Moxotó. Agora, é a vez do Agreste Meridional receber o evento com uma programação que envolve a educação e o engajamento comunitário. “Essa metodologia visa garantir a eficácia do Projeto Arco Pela Vida, com foco em educação, participação ativa da comunidade e sustentabilidade das ações. O engajamento e a sensibilização são fundamentais para o sucesso do projeto e para o fortalecimento da cultura doadora na região”, destacou Dimas Rocha, gerente do Senac em Garanhuns. (@blogcarloseugenio)