O Espetáculo Jesus Alegria dos Homens encenado por 29 anos no Alto do Magano, em Garanhuns, corre o risco de ser extinto. É que segundo a Associação Teatral que leva o nome do espetáculo, a Prefeitura de Garanhuns não sinalizou positivamente com o apoio financeiro, em forma de convênio, que garantiria a realização neste ano de 2023.
“Após três anos sem apresentações, cumprindo as determinações de suspensão durante a Pandemia, a direção e elenco estavam prontos agora para retomar o evento, quando sentiram o impacto da indisposição da atual Gestão de Garanhuns para com essa atividade de utilidade pública, além do cunho cultural e religioso”, registrou a Associação Jesus Alegria dos Homens em Nota publicada pelo Portal V&C Garanhuns, relembrando ainda que a realização contou com o apoio de “todas as administrações de Garanhuns”, nesses 29 anos de realização.
“Na verdade, a estratégia da Prefeitura de empurrar com a barriga o assunto e fazer pouco caso, enquanto nenhum Agente Oficial do Governo Municipal assume essa lambança pública, deve ser compreendida como completa indisposição da Gestão, em apoiar ou promover cultura, que não seja a gerida pelo nicho da atual administração”, registra trecho da nota Emitida pela Associação em que registra a indisponibilidade do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) para receber membros da Diretoria e traz detalhes de conversas com a secretária de Cultura, Sandra Albino, e a negativa por parte de um Servidor ligado à Pasta da Cultura.
“Mediante o descaso, a direção da peça tem pensado em não mais dar continuidade a história do Espetáculo e pede desculpas a toda sua cadeia produtiva que ajuda a realizá-lo todos os anos”, finaliza a Nota a Associação Teatral (confira a Nota na Íntegra clicando AQUI).
A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Também através de Nota enviada ao Portal V&C, a Prefeitura de Garanhuns registrou que “após conversas entre a Secretaria de Cultura e a direção do Evento, e consulta à Procuradoria Municipal, foi diagnosticado que não haveria tempo hábil para a realização de todos os trâmites burocráticos para celebração do acordo que resultaria em um apoio ao evento, já que mesmo que as tratativas fossem finalizadas no primeiro contato, o que é impossível em qualquer negociação, haveria apenas cerca de 45 dias para a sua conclusão”.
A Secretaria de Cultura, que assinou a nota também disse entender “que o trabalho que vem sendo feito não permite que a acusação de que ‘há uma completa indisposição do Governo Municipal em apoiar ou promover cultura’ seja proferida por meras questões políticas e interesses pessoais” (confira a Nota da Prefeitura na Íntegra clicando AQUI). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagens de Hilton Marques/Arquivo)
Aproveite e faça agora uma simulação. Quer saber como? Chama @heldercoficial – WhatsApp: (87) 99945-3555