A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, vai iniciar um Programa de Promoção de Saúde Mental para os Estudantes da Rede Municipal de Ensino. Segundo a Pasta, as psicólogas responsáveis pelo serviço de psicologia escolar participaram de um encontro com os Gestores e Coordenadores Escolares para apresentar propostas de ações que serão desenvolvidas nas Escolas. O objetivo do programa é criar uma rede de apoio e atividades para os estudantes para promover uma cultura do bem viver em sociedade.
“A princípio, o Programa vai abarcar os Anos Finais, depois ele será ampliado para os Anos Iniciais e a Educação Infantil de 11 escolas. Faremos a produção de oficinas e gincanas escolares. Também criaremos o ‘Espaço do Desabafo’, que será um local de busca espontânea dos estudantes”, explicou a psicóloga Angélica Alexandrina, uma das coordenadoras do Serviço de Psicologia Escolar.
A ideia partiu de uma demanda do serviço de psicologia escolar, que foi iniciado efetivamente em 10 unidades de Ensino há um mês. As profissionais fizeram escutas e levantamentos para chegar às sugestões que foram debatidas com os representantes das escolas. Segundo a Educação Municipal, mais de 2.500 estudantes devem ser atendidos nesta primeira etapa das ações. A expectativa é que a ação seja colocada em prática ainda neste mês de maio.
MAIS DE DEZ MILHÕES EM INVESTIMENTOS – O Programa de Promoção de Saúde Mental integra o objeto de um Contrato firmado pela Prefeitura de Garanhuns junto a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM). A Ação vai custar aos cofres públicos mais de dez milhões de reais (R$ 10.057.609,33), e, segundo o Governo Sivaldo Albino, garantirá, o “desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para a prevenção da saúde dos estudantes, professores e demais colaboradores no ambiente escolar”.
De acordo com o Extrato do Termo, publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco do último dia 22 de março, serão realizadas “atividades periódicas nas escolas, com foco na prevenção da saúde mental, fonoaudiologia, fisioterapia laboral e prevenção cardiológica em favor do corpo docente e discente da Rede Pública Municipal de Garanhuns, atendendo às necessidades da Secretaria Municipal de Educação”. A contratação foi feita por Dispensa de Licitação e através de Termo de Colaboração (saiba mais clicando AQUI). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagens de Sérgio Neves/PMG)