BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Secretaria de Saúde de Iati vem programando uma estratégia para facilitar o cadastro dos cidadãos daquele Município no Cartão Nacional de Saúde, o popular Cartão do SUS. É que a partir do próximo mês de julho, todos os procedimentos viabilizados pelo Sistema Único de Saúde, em todas as suas esferas (Federal, Estadual e Municipal) apenas acontecerão a partir da apresentação do referido Cartão.  

“Vamos orientar os nossos Agentes de Saúde para que durante as visitas domiciliares possam coletar os dados dos cidadãos que ainda não possuem o Cartão através do preenchimento de um formulário. Depois realizaremos o Cadastro e o Agente leva este cartão ao cidadão na próxima visita que fizer a sua residência”, explica o secretário Hugo Leonardo, que justifica a decisão: “vamos implementar esta ação como forma de facilitar o processo de cadastramento, que também segue sendo realizado na sede da Secretaria de Saúde”, complementa o titular da pasta de Saúde do Governo Padre Jorge.

CARTÃO DO SUS – O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.