BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
terça-feira, 14 de setembro de 2021

 

São João e Iati estão entre os quarenta municípios de Pernambuco que informaram à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) estar sem estoque para realizar a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca/Fiocruz na população. Em casos como estes, a orientação dada pelo Ministério da Saúde é que, havendo estoque, a imunização seja feita com a vacina da Pfizer.

 

 

A aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca foi suspensa em diversas cidades no Brasil devido à falta do imunizante na semana passada. O intervalo entre as entregas ocorreu porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir desta semana. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é previsto que novas entregas da vacina sejam feitas nesta semana, normalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

 

A demora na entrega do imunizante da Astrazeneca também vem impedindo que o município de Garanhuns possa antecipar a aplicação da 2ª dose da vacina. Mas diferentemente de São João e Iati, em Garanhuns, segundo a Secretaria de Saúde, as doses destinadas ao complemento do esquema vacinal estão garantidas. “Não há desabastecimento para garantir as segundas doses no prazo indicado no cartão de vacina. O fato de não haver a antecipação é justamente para garantir o estoque para este público. A lógica para garantir a antecipação depende do repasse de mais doses que possibilitem isso. O Município não fazer a antecipação é justamente para garantir as segundas doses na data indicada no cartão de vacina dos demais que tomaram Astrazeneca”, esclareceu a Secretaria Municipal de Saúde em nota distribuída à Imprensa. Com isso, os Cidadãos devem seguir a data indicada no cartão de vacinação.