Após o cidadão José Edson Lopes Mendonça da Rocha, que se apresenta como administrador do Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras, encaminhar Nota ao Blog do Carlos Eugênio registrando que o Santuário não oferece condições de segurança ao público e que apresenta “risco iminente de desabamento e incêndio” (relembre clicando AQUI), a senhora Maria Aparecida Guilherme da Rocha, conhecida popularmente por Cida Guilherme, que também se apresenta como administradora do Santuário, enviou Nota ao Blog do Carlos Eugênio garantindo aos Romeiros e Visitantes do Santuário de Santa Quitéria de Frexeiras, que os devidos consertos na estrutura do espaço foram concluídos no último dia 30, e que as informações que Santuário está em risco de desabamento, são inverídicas. Confira a Nota na Integra:
“Esclarecimento aos Romeiros e Vistantes do Santuário de Santa Quitéria de Frexeiras – Maria Aparecida Guilherme da Rocha vem esclarecer as inverdades que o Sr. José Edson Lopes Mendonça da Rocha fala sobre o Santuário de Santa Quitéria, importante informar que este Santuário com as santas e ex-votos e área física são uma composse de 7 herdeiros.
Em junho de 2023, ao entramos com os profissionais para planejar os consertos, vimos que as Santa Quitéria e Nossa Senhora do Amparo não estavam em seus altares. Além de sentirmos falta das Santas, percebemos que havia um sumiço de muitos ex-votos.
Em seguida contratamos a Empresa Toté Engenharia para elaborar um laudo para avaliar as condições do Santuário. O engenheiro elaborou o laudo e indicou descupinização, troca de madeiras que estavam contaminadas com cupins, retelhamento, troca do toda instalação elétrica, consertos nas paredes, pintura. Contratamos um profissional pessoa jurídica que presta serviço a órgãos públicos estaduais, Osvalte Ferro de Lima Sobrinho, CNPJ 43.293,333/0001-69, para atender às recomendações do Engenheiro.
O Sr. José Edson Lopes Mendonça da Rocha nunca quis fazer os consertos do Santuário. Desde dezembro de 2021 que tentamos contato, por meio de um amigo, para consertarmos e abrir o Santuário para a visitação dos romeiros. Mas ele não quis nossa ajuda e disse que iria fazer os consertos. Mas nunca fez.
Desde quando ele soube que iríamos consertar o Santuário, tentou impedir de toda forma, inclusive foi na Prefeitura de São João – PE e pediu uma inspeção, que foi realizada em 25/08/2023, a qual constatou que não havíamos pedido licença para reforma. Não pedimos essa licença para reforma poque sabíamos que a Prefeitura de São João só pede licença para Construção e Habite-se. Então foi emitido um auto de infração e foi orientado para irmos à Prefeitura de São João para sabermos quais exigências eram requeridas.
Na segunda, 28/8/2023, fomos na Prefeitura de São João, falamos com o Engenheiro e nos comprometemos a cumprir com as exigências para a licença de reforma, mesmo sabendo que reforma não consta no plano diretor do Município de São João. E estamos providenciando todas as informações requeridas.
Tais consertos foram concluídos em 30/8/2023. E Hoje nos deparamos com notícia de que o Santuário está em risco de desabamento, o que é inverídico. É importante chamar a atenção que o Relatório de Visita Técnica da Prefeitura de São João foi em 07/08/23, e respondendo a uma solicitação de José Edson Lopes Mendonça da Rocha, momento que ainda não havia começado os consertos. Perceba também que o laudo do Torres Perícias é de 31/7/2023, data anterior ao início dos consertos. Portanto, A Prefeitura de São João – PE não embargou a obra, ela requer a licença de reforma, o que está sendo providenciado.
A verdade para tanta força contrária à abertura do Santuário de Santa Quitéria e dizendo que está preocupado com a vida das pessoas é que José Edson Lopes Mendonça da Rocha, em 2022, montou uma réplica do Santuário de Santa Quitéria com muitos ex-votos no Museu, e dizem aos romeiros, a população de Frexeiras e aos ambulantes que o Santuário está caindo e que a Santa Quitéria verdadeira é a que está no museu”. (@blogcarloseugenio)