As chuvas caídas na região do Agreste Meridional desde as primeiras horas desta sexta-feira, dia 1º, vem gerando inúmeros transtornos e deixando famílias desabrigadas. O município de Correntes é o mais castigado, mas Garanhuns, Palmeirina e Angelim, entre outras cidades da Região, também registram problemas gerados pela força e intensidade das chuvas.
Em Correntes, o Rio Mundaú́, que corta a Cidade, e o Rio Correntes, transbordaram e alagaram diversas casas no bairro da Bahia, e nas ruas da Barra e Primavera, bem como na Avenida Raimundo Calado. O Povoado Pau Amarelo e localidades rurais mais baixas também apresentaram alagamentos ao longo desta sexta.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 100 famílias ficaram desalojadas, já que tiveram que deixar as suas casas de forma preventiva. A Prefeitura ofereceu os prédios das Escolas e a Quadra de Esportes para abrigar móveis e famílias. O transporte dos bens dos desalojados foi realizado por veículos da Municipalidade e de voluntários, a exemplo da vereadora Ocione Barbosa, que divulgou nas redes sociais a ação. Ambulâncias foram disponibilizadas para remover cidadãos acamados para o Hospital Municipal e para a residência de parentes.
Segundo Itanar Gomes, coordenador da Defesa Civil de Correntes, a Prefeitura segue prestando auxílio a todos os desalojados. Já a Defesa Civil está em estado de alerta e monitora às áreas do Município, para que, caso seja necessário, retire famílias de áreas que apresentam risco. A última grande cheia dos rios Mundaú e Correntes foi registrada no ano de 2010 e deixou cerca de 300 famílias desabrigadas naquele Município.
ABASTECIMENTO D´ÁGUA – De acordo com a Compesa, devido ao alto índice de chuvas, a Companhia vem enfrentando problemas na captação de água bruta. “Por esta razão, foi necessário suspender temporariamente a Operação do Sistema de Abastecimento, para realização de uma manutenção emergencial”, registrou a Compesa, que estima retomar o abastecimento d´água, a partir das 18h, desse sábado, dia 2. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br)