Reportagem exibida no ABTV 2ª Edição revelou que os antigos problemas do Hospital Regional Dom Moura seguem sem solução. O repórter da TV Asa Branca, Joab Alves, entrou na Unidade e registrou que as deficiências estruturais e de atendimento herdadas da Gestão do PSB, seguem no atual Governo Estadual.
Clique em player para assistir a reportagem do ABTV / 2ª Edição.
Os problemas apresentados na reportagem foram desde a falta de ambulâncias para transferências; demora no atendimento pediátrico e para realizar exames de raio-x; falta de médico ortopedista em determinados horários; equipamentos de ar condicionado com problemas e o Tomógrafo, que apesar de novo, segue sem uso.
Em Nota divulgada na TV, a direção do Hospital Regional Dom Moura (HRDM) trouxe a versão sobre os problemas relacionados à superlotação; atendimentos e dificuldades estruturais na Unidade de Saúde; especialmente nos setores de pediatria, ortopedia e imagem. Confira:
SUPERLOTAÇÃO, DEMORA NOS ATENDIMENTOS PEDIÁTRICOS E FALTA DE AMBULÂNCIA – O HRDM esclareceu que “a superlotação e a demora nos atendimentos pediátricos estão diretamente ligadas ao período de sazonalidade. Neste período, observou-se um aumento significativo nos casos de arboviroses entre os adultos e de problemas respiratórios graves (SRAG) entre as crianças. Esta situação de superlotação não é exclusiva do HRDM, mas como um todo das redes pública e particular de saúde.
A direção ressaltou ainda “que a Unidade é porta aberta e atende a todos, de toda a Região, independentemente de encaminhamento ou regulação”.
Já a falta de ambulância, segundo o HRDM, está diretamente “relacionada à superlotação, uma vez que a demanda por transferências de pacientes graves tem sido alta. Os veículos disponíveis estão em uso para atender essas emergências”.
ORTOPEDIA – De acordo com a direção do Dom Moura, durante a semana, não há falta de médicos ortopedistas no HRDM. “Na segunda-feira (dia 27, quando a reportagem foi feita), o plantão estava restrito porque o médico responsável encontrava-se em um procedimento cirúrgico de urgência. Quanto ao paciente que estava aguardando cirurgia há três dias, informamos que, em casos de cirurgias eletivas, há um cronograma de marcações a seguir”.
RAIO-X E ATENDIMENTO EM CASOS DE TRAUMA – Ainda segundo o HRDM, durante os finais de semana, em casos de trauma, “se não houver a presença de ortopedista ou cirurgião, a equipe de raio-x não realiza o procedimento, pela inviabilidade de avaliar os resultados. Em situações mais graves, o HRDM transfere o paciente para outra Instituição”.
SALAS AMARELAS E VERMELHAS E TOMÓGRAFO – A direção do HRDM garantiu estar “empenhada em requalificar toda a instituição, com prioridade para as áreas mais críticas. Devido ao período de sazonalidade e superlotação, fica impossibilitada a requalificação das salas amarela e vermelha. A prioridade é a saúde dos pacientes internados. O Hospital já finalizou obras de diversos setores do HRDM, como pediatria, maternidade, UTI e corredor de entrada principal”.
Já com relação ao Tomógrafo, a direção da Unidade, informou que “o Centro de Imagens está em fase final de construção. Em breve, a máquina de tomografia será instalada e o centro será inaugurado, ampliando os serviços e a capacidade de atendimento da Unidade”. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens da TV Asa Branca)