Após tomar conhecimento das críticas feitas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), em vazamento do microfone da mesa diretora do plenário, classificando o discurso da Governadora como ‘merda’, Raquel Lyra (PSDB) repudiou a fala do Parlamentar e disse ter sofrido ‘violência política’ em visita à Casa, nesta quinta-feira, dia 1º.
Clique em player para assistir ao Vídeo.
“Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de Governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou, porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz”, declarou Raquel Lyra à Rádio Transamérica.
Através de nota de esclarecimento, o presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto, admitiu que utilizou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra; entretanto, “reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco”.
Clique em player para assistir ao Vídeo.
ENTENDA O CASO – O Presidente da ALEPE, o deputado Álvaro Porto, aproveitou o momento que a Governadora deixava a mesa para cumprimentar os demais Parlamentares presentes no plenário e, sem perceber que o microfone ainda estava aberto e vazando para a transmissão oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco na internet, criticou o discurso da Governadora enquanto conversava com outra pessoa que estava na mesa diretora. “E o discurso dela, eu não entendi nada. Conversou merda demais e não disse nada”, disparou Álvaro Porto em áudio vazado. Em outro trecho do diálogo, um interlocutor não identificado ao lado do presidente da ALEPE ironizou o discurso da gestora, afirmando que “deveria ter perguntado onde é esse estado”. “Eu também queria saber”, disse Álvaro Porto, antes de perceber que o microfone estava aberto.
IZAÍAS EMITE NOTA EM SOLIDARIEDADE À RAQUEL – Mesmo sem ter estado presente à sessão na ALEPE que marcou os ataques de Porto a Lyra, já que se recupera de um recente procedimento cirúrgico, o líder do governo na ALEPE, deputado Estadual Izaías Régis (PSDB), em parceria com o vice-líder, Joãozinho Tenório, manifestou estar solidário com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
“Acreditamos que o presidente Álvaro Porto não foi feliz ao tecer comentários negativos à fala da Governadora, que se dispôs ir à ALEPE com todo seu secretariado, mostrando que quer trabalhar dialogando com o legislativo”, destacaram os deputados Izaías Régis e Joãozinho Tenório, em Nota distribuída à Imprensa. (@blogcarloseugenio, com informações do JC Online)