BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 

Pernambuco atingiu, nesta quinta-feira, dia 16, a marca de 738, 8 mil pessoas que estão com atraso na segunda dose da vacina contra a COVID-19. O número foi anunciado pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva. “Esse público vem aumentando e nos preocupa”, disse o Gestor. Na última segunda, dia 13, o Governo havia anunciado que 600 mil moradores precisariam tomar a segunda dose. Ou seja, em três dias, mais 140 mil pernambucanos entraram na lista de quem precisa finalizar o esquema vacinal.

 

 

ASTRAZENECA E PFIZER – O secretário de Saúde de Pernambuco ressaltou a necessidade de as pessoas procurarem os postos de imunização para encerrar o processo de imunização. Ele voltou a convocar a população para participar do Dia D contra a COVID-19, em 25 de setembro.

 

 

Sobre a falta de vacina da Astrazeneca para a segunda dose, André Longo afirmou que 40 cidades relataram o problema (dentre elas Garanhuns, que anunciou a suspensão da imunização com a vacina Astrazeneca a partir de amanhã, dia 27, pela falta do imunizante). Ele disse que espera receber novos lotes do imunizante, nos próximos dias. Ainda de acordo com Longo, caso não cheguem doses em número suficiente de AstraZeneca, no Dia D da imunização, o Governo recomenda o uso de Pfizer para fazer o complemento. As pessoas que já tiverem com mais de 90 dias de vacinação, a orientação vai ser usar a vacina da fazer para completar o esquema vacinal”, afirmou Longo.

 

 

Representante da Sociedade Brasileira de Imunologia, Eduardo Jorge Fonseca de Lima disse que, de todos os esquemas heterólogos, que significa misturar vacina, o que tem mais estudos que comprovam a sua eficácia é tomar a primeira dose de ter Astrazeneca e a segunda dose de PPfizer. “Na falta de AstraZeneca, não temos a menor dúvida que o esquema de fazer a primeira com AstraZeneca e a segunda com Pfizer é seguro e eficaz”, declarou Fonseca. (Com informações do G1/PE. CONFIRA)