ATUALIZADA ÀS 10H50MIN, DE 30/05/2023 – Durante a inauguração de uma quadra de Esportes na Cohab 3, na última sexta-feira, dia 26 (relembre clicando AQUI), o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) mandou um recado direto aos Vereadores que integram a Base Governista. Sob o olhar atento da maioria dos treze Parlamentares que integram o Governo, Albino disparou: “É importante vocês saberem que política tem que ter lado! É um lado só! E o nosso lado é esse … (inaudível). Hoje eu conto com 13 companheiros e companheiras, que precisam entender também que na Câmara a voz é uma só”.
O discurso de Sivaldo foi visto para muitos Analistas Políticos da Cidade como um alerta de como os Vereadores devem votar no Projeto de Resolução que decidirá o futuro da prestação de contas do Ex-prefeito Izaías Régis, referente ao Exercício de 2019, da Prefeitura de Garanhuns. Nas Rodas Políticas locais também surge a tese de que a posição de Albino fragilizou o argumento de independência que o presidente da Câmara, o vereador Luizinho Roldão (PSB), buscou passar ao divulgar uma Nota Oficial, ressaltando que “não existe na Câmara de Vereadores predisposição para rejeitar as contas do ex-prefeito de Garanhuns” (relembre clicando AQUI).
Em pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de ontem, dia 29, o deputado Estadual Izaías Régis registrou que o Prefeito de Garanhuns manda na Câmara. Segundo Régis, “o Prefeito é quem manda, porque senão tira os empregos deles”, se referindo as indicações dos Parlamentares Governistas na estrutura da Prefeitura.
“Ele está colocando os Vereadores contra a parede, dizendo assim, se vocês votarem a favor (das contas de Izaías) saiam de perto de mim. Manda para oposição”, complementou o Ex-prefeito, que garantiu que usará o vídeo em que Sivaldo cobra a fidelidade dos Vereadores em sua defesa, na Justiça, já que a rejeição das contas na Câmara é dada por certa para todos que cobrem ou vivenciam a pauta política em Garanhuns.
A POSIÇÃO DE SIVALDO – Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, o Prefeito Sivaldo Albino registrou que a fala foi retirada do contexto. Segundo Sivaldo, Ele não teria falado “nada em relação a contas”. “Foram outras questões políticas e a questão de Matheus e Erivan. Foi voltada para isso, nada em relação as contas”, garantiu Sivaldo, sem citar quais “outras questões políticas”. No contato, Ele ainda censurou a postura de Izaías Régis quando no Poder, que, segundo Ele, “dava gritos em Vereador e em Secretários”, fato, que de acordo com Sivaldo é de conhecimento público. Ainda segundo o Prefeito, o Ex-prefeito Izaías Régis vem usando o áudio para se vitimizar no atual Processo.
EXPECTATIVA É PELA REJEIÇÃO – A expectativa é que as contas de Izaías sejam rejeitadas por 13 votos a 4. É que mesmo com o parecer do Tribunal de Contas pela aprovação, com ressalvas (baixe o parecer do TCE-PE clique AQUI), a orientação do Governo Sivaldo Albino aos treze vereadores que integram a Base Governista é “seguir o voto do Relator”, o vereador Johny Albino (PSB), que votou pela rejeição das contas de Régis (baixe o relatório de Johny Albino clique AQUI). Cogita-se nas rodas políticas da Cidade que o objetivo dos aliados de Sivaldo Albino é tornar o Ex-prefeito inelegível e retirá-lo da disputa pela Prefeitura de Garanhuns no próximo ano. O Blog segue a disposição dos citados nesta reportagem para publicar as suas versões. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br. NÃO ESTÁ AUTORIZADA A REPRODUÇÃO NA ÍNTEGRA NO INSTAGRAM, AINDA QUE CITADA A FONTE).