BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 19 de outubro de 2023

 

Os vereadores Fany Bernal (sem partido) e Gersinho Filho (UB), ambos que fazem oposição ao Governo Sivaldo Albino, repercutiram durante a Reunião Ordinária dessa quarta-feira, dia 18, na Câmara de Garanhuns, que os Professores que atuam nas Escolas Municipais de Garanhuns, de forma terceirizada, através da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE), estão com salários atrasados há dois meses e podem estar sem a garantia dos seus direitos trabalhistas, previdenciários e fiscais.  

 

 

Ao defender o requerimento em que solicitou ao Prefeito Sivaldo Albino (PSB) que “fiscalize o adimplemento dos direitos dos contratos terceirizados da FADURPE junto aos Professores”, Fany Bernal destacou que os profissionais estão há mais de um mês sem receber seus salários. 

 

 

“É uma vergonha para essa Casa Legislativa, é uma vergonha para cada um de nós saber que o nosso salário está sendo depositado em dia, e que essas pessoas estejam há mais de um mês sem receber e mesmo assim estejam indo trabalhar (…); pagando para ir trabalhar”, destacou Bernal.

 

 

Já Gersinho Filho cobrou informações referentes ao calendário de pagamento dos funcionários da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), bem como, os comprovantes de repasse da Prefeitura para as Entidades que, através de profissionais terceirizados, como Professores; Merendeiros e Serviços Gerais, entre outros, presta serviços à Prefeitura de Garanhuns.

 

 

“A Secretaria de Educação vem, desde fevereiro, tratando como ‘nada’ os Professores da Rede Municipal de Ensino. Os Professores contratados desde fevereiro não sabem o dia que recebem seus salários. Todos os meses atrasam, chegando há quase três meses dos seus vencimentos atrasados”, chamou a atenção Gersinho Filho, que complementou registrando a total falta de transparência na relação entre a Prefeitura; FADURPE e ABDESM, que segundo o Parlamentar não informam quantos e quem são os prestadores de serviço terceirizados; quanto é investido; quanto e quando os profissionais recebem.

 

 

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Em nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria de Educação de Garanhuns não esclareceu se os direitos trabalhistas dos Professores terceirizados estão sendo garantidos, nem trouxe qualquer informação referente aos repasses à FADURPE e a ABDESM realizados pelo Município ou quanto aos pagamentos atrasados, tampouco sobre a falta de transparência na relação entre a Prefeitura de Garanhuns, FADURPE e ABDESM, se resumindo apenas em registrar que “vem mantendo diálogo com os professores que fazem parte do Projeto Aprendizagens e trazendo todas as informações sobre os passos que estão sendo dados pela Secretaria”.

 

O Blog do Carlos Eugênio segue à disposição da FADURPE e da ABDESM, para que possam trazer as suas versões quanto as colocações dos Vereadores. (@blogcarloseugenio)