Diante dos diversos investimentos realizados na Educação e da posição da Prefeitura de que não concederá qualquer percentual de reajuste salarial, os Professores de Garanhuns planejam realizar na próxima sexta-feira, dia 21, data da abertura do 31º Festival de Inverno, uma manifestação pelas ruas centrais do Município.
Além dos Educadores Municipais, o Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO-PE), que organiza o Movimento, também vem mobilizando os Profissionais de Educação da Rede Estadual para que participem da ação. “Apesar de estarem em palanques diferentes, Prefeito e Governadora estão unidos contra o Professor. Esse será o mote da nossa movimentação na próxima sexta-feira em Garanhuns. Vamos colocar os dois no mesmo Palanque, porque tanto o Prefeito, quanto a Governadora, têm negado o piso da categoria”, destacou o Diretor do SINPRO-PE, George Sanguineto.
A Movimentação terá início na Praça Souto Filho (Fonte Luminosa), de onde, a partir das 16h, os Professores seguirão, com faixas, cartazes e usando carro-de-som, até o Centro da Cidade. Antes, segundo Sanguineto, está prevista uma passagem pela Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do FIG.
REDE ESTADUAL – Vale registrar que diferentemente do Governo Sivaldo Albino a Gestão Raquel Lyra atualizou, através da Lei nº 712/2023, aprovada na ALEPE, o piso do magistério para 6 mil professores efetivos e mais de 20 mil temporários. Todavia, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) alega que cerca de 52 mil professores, inclusive aposentados, não foram contemplados com a medida e deverão decidir a data para início de uma greve geral no próximo dia 25 de julho. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)