A primeira turma do projeto do Mulheres Costurando Oportunidades foi encerrada e as 40 alunas participantes, residentes nas comunidades da Liberdade e do Jardim Petrópolis, receberam seus certificados de conclusão do curso de Costura Industrial Básica nessa segunda-feira, dia 20.
A Ação, gratuita, vem sendo desenvolvida na Associação Comunitária Liberdade – Padre Gabriel Hofstede. “Muito feliz por ver mulheres que aqui chegaram sem nunca ter tido contato com uma Máquina de Costura e hoje já costuram e produzem peças”, destaca a vereadora Nelma Carvalho, que viabilizou as máquinas e instalações, fundou e mantém a Associação na Liberdade.
Contando com a instrutora Ana Amélia Barros e o apoio logístico do Governo de Garanhuns, através do Prefeito Sivaldo Albino e do secretário Alexandre Marinho (imagem acima), o Projeto visa capacitar Mulheres em situação de vulnerabilidade social nos serviços de corte e costura, através da oferta de cursos de capacitação em Modelagem Básica; Costura Industrial Básica e Serigrafia.
“Nossa meta é ofertar cursos com duração de 3 meses e qualificar as mulheres numa Profissão que vai garantir renda para às suas famílias”, complementa Nelma Carvalho, que em parceria com Alexandre Marinho busca capacitar as participantes para o Mercado de Trabalho, além de viabilizar linhas de crédito junto a Instituições Bancárias para que as Mulheres capacitadas possam comprar sua própria máquina e começar a gerar renda, trabalhando, inclusive, em seu próprio lar.
DIPLOMAS – Contando com a presença do Padre Leandro, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; da instrutora Ana Amélia; da vereadora Nelma Carvalho e do secretário Alexandre Marinho (que representou o Prefeito), a solenidade de entrega dos certificados foi marcada pela presença de Empresários ligados a malharias da Cidade. “Eles vieram ver as alunas que mais se destacaram no curso para contratá-las. Estamos felizes pelo desfecho dessa 1ª turma e já estamos com inscrições abertas para a próxima turma, com mais 40 mulheres”, finalizou Nelma Carvalho.
TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO – Fundada em 2012, a Associação Comunitária Liberdade – Padre Gabriel Hofstede trabalha na assistência das famílias carentes da Liberdade e do Jardim Petrópolis.
A Entidade, que mantém parcerias junto ao Governo do Estado, a Prefeitura e ao Banco de Alimentos do SESC, também garante a distribuição de leite, cestas básicas, sopa e outros alimentos.
Instalada na rua das Emboabas, no Jardim Petrópolis, a Associação ainda oferta assistência jurídica e diversos serviços voltados a promoção da Cidadania e em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades da Liberdade e do Jardim Petrópolis. (@blogcarloseugenio)