ATUALIZADA AS 17H35MIN, DE 30/3/2025 – A Associação Anjos de Patas de Garanhuns destacou através das redes sociais uma ação realizada pela Prefeitura de Garanhuns, que teria, segundo Eles, transferido, na noite desse sábado, dia 29, de forma inadequada e para um local sem estrutura, os animais que estavam sendo atendidos no ‘Abrigo de Seu Cícero’, que funciona nas antigas instalações da Casa dos Estudantes de Garanhuns. A publicação foi repostada pelo perfil Pata Amada Garanhuns.
“Ontem (dia 29) fomos pegas de surpresa com a ação do secretário Bruno dos Santos de recolher os animais do abrigo de Seu Cícero. Apesar de inicialmente ser uma atitude louvável, a de tirar os animais de um espaço de acumulação e sofrimento para uma suposta casa de passagem com melhor infraestrutura, a ação foi muito desorganizada”, destaca a Associação no Post.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao Vídeo.
Segundo a Anjos de Patas de Garanhuns, a ação deixou os animais estressados e separou mães e filhotes. Ainda segundo a publicação, o terreno para onde foram levados, não teria estrutura para receber os animais.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao Vídeo.
“Trata-se de um terreno sem água encanada ou energia elétrica, num local ermo, sem áreas cobertas o suficiente para proteger os animais de sol e chuva. Elas (as protetoras que estiveram no local ontem), viram algumas telhas de zinco e casinhas de plástico que vão esquentar demais sob o sol. O suposto gatil foi telado de forma inadequada, permitindo a fuga dos gatos menores, que estão sendo atacados pelos cães”, relata a Associação, que garante existir no local animais feridos de brigas causadas pelo estresse a foram submetidos com a ação, classificada como “desorganizada e mal planejada”. Confira a posição completa do Associação Anjos de Patas de Garanhuns clicando AQUI.
Em tempo. Na publicação original, o Blog do Carlos Eugênio destacou que a postagem teria sido do Pata Amada Garanhuns, todavia, devidamente informados, corrigimos a informação de que a denúncia foi realizada pela Associação Anjos de Patas de Garanhuns, tendo a Pata Amada Garanhuns repostado a informação. Pelo equívoco, pedimos desculpas e nos colocamos a disposição para elucidar qualquer transtorno causado ao Perfil.
A VERSÃO DO MUNICÍPIO – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Ex-vereador Bruno dos Santos, citado pelo Pata Amada como coordenador da Ação. Segundo Bruno, o espaço ao qual os animais foram transferidos fica localizado no Parque Fênix e foi viabilizado numa parceria com a Associação Central do Pet. Segundo Ele, o espaço possui água potável (caixa d’água de 2 mil litros) e as ligações de energia elétrica e água encanada já foram solicitadas.
Indagado pelo Blog sobre as condições da transferência, Bruno dos Santos, que é Servidor Municipal, negou ter havido maus tratos e ressaltou que toda a ação contou com o conhecimento e o auxílio do senhor Cícero, que administrava o Abrigo.
Ainda no contato com o Blog do Carlos Eugênio, Bruno dos Santos confirmou a informação de que o prédio da antiga Casa dos Estudantes deverá ser demolido nos próximos dias, já que, segundo Ele, existe uma determinação judicial, amplamente divulgada, para retirada dos animais e construção do NEVIGA no local. Ele também garantiu que nessa segunda-feira, dia 31, a Prefeitura de Garanhuns se posicionará oficialmente sobre a ação, após reunião, junto a outros Agentes do Poder Público Municipal.
Até o momento, o Ministério Público de Pernambuco, nem qualquer outro Órgão com atribuição legal em proteger os animais, como a Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara de Garanhuns, se posicionou sobre o assunto. O Blog do Carlos Eugênio segue a disposição da Associação Anjos de Patas de Garanhuns, do Pata Amada Garanhuns, bem como da Prefeitura para trazer novas informações sobre o assunto.
NEVIGA – As obras de construção da sede própria do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso de Garanhuns (NEVIGA) foram autorizadas pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) em novembro do ano passado (saiba mais AQUI). A construção será realizada na área da extinta Casa do Estudante de Garanhuns, localizada na Rua Pedro Rocha, ao lado do Parque Euclides Dourado. A empresa A B Engenharia LTDA será a responsável pelos serviços, orçados, inicialmente, em R$ 727.764,29. Os recursos para construção, que deve durar 6 meses após iniciados, são do Fundo Municipal do Idoso. (@blogcarloseugenio)