BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 25 de novembro de 2021

 

ATUALIZADA AS 10H, DE 25/112021 – A Magia do Natal, evento que neste ano, apresenta a temática “Contos de Esperança”, foi aberto oficialmente no último dia 19 e já encanta garanhuenses e visitantes. A decoração natalina foi ampliada, passando a estar presente em 18 locais na Cidade e sendo marcada em vários pontos por imagens e mensagens que remetem ao nascimento de Jesus Cristo.

 

 

Mas o projeto, coordenado pela secretária de Cultura, Sandra Albino, e assinado pelo multiartista Diorges Albuquerque, vem sendo sistematicamente criticado pelo blogueiro Kleber Cysneiros, através de lives diárias no Facebook. É que o Blogueiro vem se posicionando contrário a temática, além de atribuir características homossexuais e censurar algumas das peças que compõem a decoração, sobretudo uma que está posicionada na praça do Relógio de Flores, o Hawthorne, que já foi tratado inclusive como uma representação do Papai Noel. Já nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp, o personagem foi citado como se simbolizasse Jesus Cristo, o que, segundo a Prefeitura, não procede.  

 

 

Para esclarecer o ponto questionado da decoração, o Governo Municipal de Garanhuns registrou que o personagem se trata de Hawthorne, rei do Reino das Flores, que integra a fábula “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos”, tema inclusive de um filme de Walt Disney. Um vídeo apresentado pelo produtor cultural Julierme Galindo, explica de forma didática o contexto do personagem na decoração do Evento. “O Reino das Flores é um dos quatro reinos de ‘O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos’, história contada na Praça Tavares Correia, onde fica o Relógio de Flores. Os quatro reinos são: Reino das Flores; Reino dos Flocos de Neve; Reino dos Doces e o Quarto Reino”, registrou a Prefeitura em nota enviada ao Portal V&C. 

 

 

Em Nota, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL Garanhuns) enalteceu os vários pontos da decoração que estão vivenciando o nascimento de Jesus, e condenou a postura do Blogueiro. “É lamentável que um único Cidadão com uma insinuação preconceituosa e nociva a nossa Cidade, tente descaracterizar o trabalho e o empenho de todos que trabalharam nesse magnifico espetáculo natalino elogiado por todos (…); sugerimos a todos que amam Garanhuns que repudiem tais comentários nebulosos e não publiquem manifestações inverídicas que não contribuem com o bem estar social”, registrou a entidade que representa os Empresários do segmento lojista em Garanhuns. O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos citados, para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.