Informações vindas de Iati dão conta que a Prefeitura está tendo problemas para pagar os Salários dos Servidores Contratados. Segundo relatos, apenas ontem, dia 20 de outubro, o Prefeito Tonho de Lula (PSB) conseguiu quitar o restante dos salários de agosto. Já o pagamento de setembro, segue sem previsão de quando será pago.
“Já tem alguns contratados abandonando o serviço. Uns já foram pra São Paulo e outros estão preferindo ficar desempregados do que trabalhar e só ouvir desculpas. Enquanto isso o Prefeito coloca a culpa no queda do FPM”, relatou o Servidor em reserva ao Blog do Carlos Eugênio.
PARANATAMA – Em Paranatama o cenário é semelhante ao de Iati. A Prefeitura também vem atrasando os pagamentos. “Estão atrasando os salários dos concursados, aposentado e contratados. A situação ainda tá mais difícil para os contratados, que estão recebendo bem depois”.
LAGOA DO OURO – A situação também não está fácil em Lagoa do Ouro, tanto que o Prefeito Edson Lopes, o popular Quebra Santo, usou as redes sociais para fazer duras críticas ao Governo Lula por conta da política econômica adotada. Segundo Ele, essa forma tem sido dura e cruel, principalmente com as Prefeituras do Nordeste que estão “a pão e água”. “Conclamamos socorro para que possamos chegar no final do ano fechando as contas, pagando os fornecedores e mantendo a folha de pagamento em dia”, chamou a atenção Quebra Santo.
De acordo com Estudos Técnicos realizados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de janeiro até outubro, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresenta crescimento pouco expressivo, de apenas 3,58%, totalmente consumido pela inflação, o deixando com um percentual negativo de -0,9%. Considerando apenas o segundo semestre, o impacto negativo do FPM é de -2,89%. Vale destacar que, em setembro passado, o Presidente Lula (PT) garantiu aos Prefeitos e Prefeitas do Brasil que nenhum Município receberá menos do Fundo de Participação dos Municípios do que recebeu em 2022, “mesmo que a queda seja maior”. (@blogcarloseugenio)