O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e tratou da crise financeira vivida pelos Municípios Brasileiros. É que segundo os Prefeitos e Órgãos Municipalistas, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) vem caindo e a previsão das receitas para os próximos meses é ainda mais preocupante.
Durante entrevista ao Blog, Sivaldo confirmou a queda do FPM; de recursos da Saúde e até da arrecadação própria do Munícipio, e avaliou como positiva a mobilização da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), que busca reforçar as receitas das Prefeituras, através de incrementos dos Governos Federal e Estadual (clique em player no vídeo acima).
O cenário de dificuldades em Garanhuns teve início em junho passado e levou o Prefeito a adotar medidas de contingenciamento de gastos na Prefeitura. Através de Decreto, Sivaldo proibiu, até o próximo dia 1º de outubro, a concessão de férias, licenças-prêmio, bem como o pagamento de diárias e horas extras aos Servidores da Municipalidade. A medida, segundo documento assinado por Albino, visa “reorganizar a execução orçamentária e financeira” e foi justificado na “queda na atividade de arrecadação”.
INVESTIMENTOS – Ainda durante a entrevista ao jornalista Alberes Xavier, o Prefeito de Garanhuns deixou claro que a crise não inviabilizará os investimentos que estão previstos para serem realizadas até o próximo ano no Município (clique em player no vídeo acima).
Até o próximo ano, em que teremos as Eleições Municipais, além dos eventos e festividades, dentre eles o Viva Jesus; o Encantos do Natal; o Jazz Festival; o Viva Garanhuns; a festa de Santo Antônio; o Festival Gospel e o Festival de Inverno, ainda estarão sendo investidos cerca R$ 180 milhões de reais em obras estruturadoras. Pavimentação de ruas; construção de Praças; conclusão do Parque Luiz Carlos de Oliveira (imagem acima) e a construção do Centro Administrativo e do Museu do FIG estão entre as ações que serão realizadas pela Municipalidade com recursos próprios; de Emendas Parlamentares e do empréstimo realizado junto à Caixa Econômica Federal. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)