Praticamente todas as pessoas que já foram a Câmara de Vereadores de Garanhuns; ao Centro Administrativo ou até mesmo a sede do Ministério Público, já censuraram as condições do acesso àqueles espaços, sobretudo no período chuvoso. Lama, buracos, poeira e muita água empoçada são panoramas constantes naquela área.
Mas no que depender do Governo Municipal e da Câmara, aquela realidade, que já dura mais de dez anos, mudará. O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou na noite de ontem, dia 8, durante sessão solene na Câmara, que enfim, a Praça localizada defronte a Casa Raimundo de Moraes será construída. Ele também apresentou imagens do Projeto.
Segundo Albino, as obras de construção da Paço Municipal Prefeito José Inácio Rodrigues, nome daquele espaço, conforme Lei Municipal nº 4019/2014, custarão cerca de R$ 900 mil reais, todavia grande parte desse valor virá da Câmara de Vereadores, que devolverá mais de R$ 600 mil reais à Prefeitura para viabilizar as obras. O montante, segundo o Presidente da Câmara, o vereador Johny Albino (PSB), é resultante da economia promovida neste ano na utilização do Duodécimo (quantia mensal repassada pelo Município para funcionamento do Legislativo).
A ação de devolver recursos da Câmara à Prefeitura, apesar de incomum, não é inédita em Garanhuns. Durante a Gestão Silvino Duarte, o então vereador Sivaldo Albino também devolveu recursos à Municipalidade, que àquela época foram utilizados nas obras de cobertura de canaletas na Cohab 1. Já no Governo Izaías Régis, em 2020, o vereador Daniel da Silva, já falecido, também devolveu parte do valor do duodécimo para que a Prefeitura pudesse adquirir Cestas Básicas para distribuir junto à população, num dos ciclos da Pandemia da COVID-19. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)