O Portal Brasil 61 traz a informação que a população de Garanhuns, Jucati, Terezinha, Iati e dos outros 15 municípios da microrregião do Agreste Meridional precisa ficar alerta contra o mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika, o Aedes aegypti. É que segundo o Portal de Notícias, de abrangência nacional, as quatro Cidades têm registrado, nos últimos anos, índices altos de infestação predial, de acordo com a série histórica do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, o LIRAa.
O levantamento permite, por amostragem, saber a quantidade de imóveis que abrigam recipientes com larvas do mosquito. Além disso, o Estado de Pernambuco registrou, entre janeiro e dezembro deste ano, 17.716 casos prováveis de Dengue, segundo informações do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Ainda, de acordo com o documento, no período, foram 16.715 casos prováveis de Chikungunya e 331 casos prováveis de Zika (SE46).
A reportagem não traz dados específicos sobre os Municípios, mas registra que “diante desse cenário, os moradores de Garanhuns, Jucati, Terezinha e Iati devem redobrar os cuidados para diminuir a infestação do Aedes Aegypti, especialmente em época de chuva. A melhor maneira para isso é descartar ou higienizar semanalmente e proteger qualquer objeto que acumule água e possa servir de criadouro”, complementa o Brasil 61.
SINTOMAS – “Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, prostração (fadiga), fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Na fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita”, alertou a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Adryenne de Carvalho Mello. Para saber mais sobre formas de prevenção clique AQUI. O Blog do Carlos Eugênio está a disposição das secretarias de Saúde de Garanhuns, Jucati, Terezinha, Iati para publicar as suas versões quanto as informações do Portal Brasil 61.com. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br , com informações do Portal Brasil 61.com)