Em coletiva de Imprensa nesta segunda-feira, dia 9, realizada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco em conjunto com a Polícia Civil, foi destacado o aumento no uso das armas de gel, conhecidas como “gel blasters”, além de aspectos legais, responsabilidades e preocupações relacionadas a esses dispositivos.
O pronunciamento ocorreu após o registro de 109 incidentes nos últimos dez dias, incluindo casos graves de lesões oculares. O Órgão também assumiu um “caráter pedagógico” em relação ao uso desses equipamentos por parte dos pais.
O delegado Mário Melo, da Delegacia de Água Fria, esclareceu que a venda e o porte dessas armas não configuram crime perante a legislação brasileira. No entanto, ele ressaltou que o uso indevido pode gerar implicações legais. “O meio com que ele está sendo utilizado pode trazer algumas consequências criminais”, afirmou o Delegado.
RESPONSABILIZAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS – Ainda na coletiva, os representantes da Polícia Civil reforçaram que os pais ou responsáveis podem ser responsabilizados caso crianças ou adolescentes causem danos utilizando as armas de gel. A Corporação destacou que, conforme o artigo 932 do Código Civil, os responsáveis legais respondem por danos patrimoniais ou lesões provocadas por menores sob sua tutela.
Já a apreensão das armas de gel só ocorre, segundo a Polícia, em casos de dano criminal comprovado. Ele explicou que, nessas situações, os equipamentos podem ser enviados para perícia criminal para sustentar os procedimentos legais.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao Vídeo.
GRAVES DE LESÕES OCULARES – Em vídeo divulgado nas Redes Sociais, a oftalmologista Fabiana Rolim, que atua em Garanhuns, chamou a atenção ao fato de que a intensidade do impacto da Bola em Gel no Olho é muito forte, “podendo levar a hemorragias oculares, laceração (corte) na córnea, levando a infecções oculares com perda definitiva da visão”. O uso de óculos de proteção foi defendido pela Profissional. Confira no vídeo acima. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)