A Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro deflagrou nessa sexta-feira, dia 2, as Operações Ipuçaba, Circus e Pergaminho. As investigações apuram a ocorrência de crimes contra a Administração Pública, como peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e consequente lavagem de dinheiro, em contratos firmados pela Prefeitura de Ouricuri, junto a empresas prestadoras de serviços sediadas nos Estados do Pernambuco e Ceará.
Estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas em desfavor de empresários; servidores e ex-servidores públicos em Ouricuri, Juazeiro do Norte-CE e Fortaleza-CE, além das medidas cautelares de indisponibilidade de bens e afastamento de cargos de servidores públicos investigados. As investigações contaram com o auxílio da Controladoria-Geral da União em Pernambuco.
As Operações apuram irregularidades nos serviços de transporte de alunos da rede pública de ensino e locação de veículos para atendimento de demandas das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social; bem como a contratação de tendas e banheiros químicos e de serviços gráficos. As contratações aconteceram entre os ambos de 2019 e 2021. Além das prisões, foram apreendidos computadores, telefones celulares e documentos. A PF não trouxe informações quanto aos valores apreendidos, nem quanto a identificação dos presos. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens da Polícia Federal)