BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 05 de maio de 2022

 

Cidadãos vêm reclamando que mesmo após a flexibilização das medidas sanitárias da COVID-19, o Planetário Digital Mauro de Souza Lima, instalado no Parque Euclides Dourado, segue sem funcionar.

 

 

Com capacidade para 40 pessoas, e dotado de poltronas confortáveis e totalmente reclináveis, o espaço inaugurado em 2015, foi a primeiro do Nordeste com estrutura que permite a visualização, por meio de projeções, de mais de 100 estrelas; constelações; planetas; cometas; eclipses e estações do ano, entre outros fenômenos astronômicos. O Instrumento permite um ambiente totalmente digital, que permite a ministração de aulas de astronomia, biologia, meio ambiente, entre outras ciências.

 

 

A retomada das atividades no Planetário foi destacada na última reunião da Câmara de Garanhuns, sendo inclusive pauta de uma solicitação da Mandata Coletiva Fany das Manas, que através de co-vereadora Fany Bernal (PT), reivindicou a reativação do equipamento tecnológico. “É fundamental tê-lo reativado, passando a funcionar durante todos os dias da semana, de modo a atender o público em geral”,  chamou a atenção Fany Bernal.

 

 

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Através de nota encaminhada ao Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria de Educação de Garanhuns informou “que está fazendo um levantamento e avaliando a estrutura do Planetário”. A Pasta chefiada pela secretária Wilza Vitorino confirmou que a visitação “foi suspensa devido à pandemia” e que “é preciso que uma reforma seja feita”. Ainda segundo a Educação Municipal, “um técnico fará uma visita em breve para analisar os equipamentos que existem no local e a manutenção necessária”, para que “as atividades retornem o mais breve possível”. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br)