BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 21 de maio de 2024

 

Com o período chuvoso em Garanhuns, os casos de problemas respiratórios em crianças têm aumentado, preocupando Pais e Profissionais de Saúde e o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) tem se empenhado em oferecer o melhor atendimento para esses casos.

 

As infecções respiratórias mais comuns em crianças incluem bronquiolite, pneumonia e asma, todas elas intensificadas pelas condições climáticas úmidas de Garanhuns. Entre os quadros de infecções respiratórias, a bronquiolite, que afeta sobretudo crianças menores de 2 anos, e mais intensamente as menores de 6 meses, tem sido uma das preocupações crescentes no HRDM. A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

 

 

“As pessoas devem evitar visitas aos recém-nascidos até que o sistema imunológico deles esteja mais fortalecido. Tanto crianças, quanto adultos devem usar máscaras ao sentir qualquer sintoma de gripe e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar”, alerta a pediatra Eveline Magalhães, que integra a equipe médica do Dom Moura.

 

A Profissional ressalta ainda que ações preventivas ajudam a evitar que problemas respiratórios simples evoluam para situações mais graves ou irreversíveis. “Os Pais devem estar atentos aos primeiros sinais de problemas respiratórios, como tosse persistente, dificuldade para respirar e chiado no peito. É essencial buscar atendimento médico imediatamente para evitar complicações”, alerta a Médica.

 

 

Além da observação atenta dos sintomas, existem medidas simples e eficazes para proteger as crianças, especialmente durante esse período sazonal, dentre eles: higiene das mãos; ambientes limpos e arejados; hidratação; alimentação saudável; noites de sono adequadas e vacinação. “A maioria desses quadros são virais, nesse caso podemos prevenir, e a maior forma de prevenção é com a vacina. Então não deixe de vacinar o seu filho, manter o calendário vacinal da criança super atualizado é de suma importância”, adverte a médica Eveline Magalhães. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens da Assessoria)