A apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo contra a COVID-19 será uma realidade para quem quiser frequentar os estabelecimentos públicos em Pernambuco. Ou seja, sem o documento, não será possível ter acesso a esses espaços. O anúncio foi feito nessa quinta-feira, dia 25, em coletiva de imprensa, pelos secretários Estaduais André Longo (Saúde) e Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão).
O decreto com todas as regras para cumprimento da norma será publicado, nos próximos, dias no Diário Oficial do Estado. “Apesar da estabilidade no cenário epidemiológico da COVID-19, registrada em Pernambuco, nas últimas semanas, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. A iniciativa tem como objetivo proteger a população e incentivar a vacinação de todos contra a doença”, disse André Longo.
VACINAÇÃO – O Secretário André Longo alertou para a importância de os pernambucanos não deixarem de lado a vacinação. É que dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que 590.103 pernambucanos estão com a segunda dose da vacina contra o Coronavírus em atraso. “Uma única dose não é o suficiente para garantir uma proteção robusta. Aqui em Pernambuco, por exemplo, 20% das pessoas internadas com a forma grave da COVID-19 estavam vacinadas com apenas uma dose. Além disso, 17% dos pacientes que foram a óbito também se encontravam nas mesmas condições”, informou o secretário André Longo. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)