Com 828 pessoas em monitoramento para confirmação ou não da doença e 287 casos positivos registrados apenas nessa sexta-feira, dia 28, Garanhuns segue apresentando um altíssimo índice de infectados pela COVID-19 neste mês de janeiro.
Apenas nesta semana (do último domingo, dia 23, até ontem, dia 28) já foram registrados 1.028 casos positivos da COVID-19 e 61 recuperações no Município, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Também foram realizados 1.714 testes para detecção da doença e aplicadas, ao longo desta semana, 2.904 doses de vacinas, sendo dessas, 1.538 de reforço. Na consolidação dos primeiros 28 dias deste mês, já foram registrados 2.137 casos positivos de COVID-19 em Garanhuns, um crescimento de mais de 4.000% se comparados com os 53 casos registrados durante os 31 dias do mês de dezembro de 2021.
SITUAÇÃO DOS LEITOS – Apesar do alto número de infectados e de pessoas em monitoramento, os casos da doença se apresentam em sua grande maioria leves, fato refletido na taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI para tratamento de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Vinte e quatro dos 30 leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e no Hospital Perpétuo Socorro estavam ocupados na manhã dessa sexta-feira, dia 28, sendo desses, com três pacientes de Garanhuns, com 35, 80 e 85 anos de idade. 9 dos 10 leitos clínicos SRAG em funcionamento no HRDM também apresentavam pacientes na manhã dessa sexta, sendo três de Garanhuns: duas mulheres, de 46 e 81 anos, e um homem de 68 anos. Apesar de ter sinalizado a reativação de leitos clínicos no último dia 12 deste mês, passados 16 dias, a Prefeitura de Garanhuns ainda não trouxe qualquer informação oficial neste sentido (relembre clicando AQUI).
NOVO POSTO PARA TESTAGEM – Diante da alta procura da população de Garanhuns por auxílio no Centro de Atendimento e Testagem da COVID-19, fato que vêm gerando aglomerações e demora no atendimento, a Prefeitura de Garanhuns sinalizou nessa sexta-feira, dia 28, a ampliação e descentralização daquele serviço, com a implantação de um novo ponto de testagem.
O vereador Johny Albino (PSB), que preside a Câmara de Garanhuns, divulgou em suas redes sociais ter reivindicado a ação, tendo obtido a sinalização positiva do Governo Municipal. “É fundamental e urgente que um novo ponto de testagem seja implantado, de forma a descentralizar o serviço e evitar aglomerações”, registrou o Vereador, cuja solicitação, segundo Ele, foi recebida pela secretária de Saúde, Catarina Tenório. A Prefeitura ainda não anunciou onde e quando passará a funcionar o novo Posto de Testagem.