Parte da estrutura do telhado do Setor de Frutas, Hortaliças e Verduras da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) desabou no final da manhã desta sexta-feira, dia 29.
De acordo com relato de comerciantes, após uma ventania, a estrutura de ferro, bastante degastada pela ação do tempo, cedeu, trazendo junto parte do teto do Galpão. “Só não caiu tudo porque parte da estrutura ficou apoiada numas barracas”, registrou uma Comerciante do Setor. Não houveram feridos, apenas danos materiais e de mercadorias dos feirantes.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir o Vídeo.
O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, através do engenheiro Thiago Amorim, que relatou existir o risco de o restante da estrutura ceder e que por conta disto, todo o Galpão foi interditado, inclusive as laterais onde funcionam a Feira das Frutas e os Boxes, com bares, barbearias, sanitários e demais comércios, que deverão estar fechados nesse sábado, dia 30, por ocasião da Feira. O Galpão das Carnes e Cereais vai funcionar normalmente.
Ainda segundo o Coordenador da Defesa Civil Municipal, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Guarda Municipal e da AMSTT, está trabalhando na relocação dos comerciantes e das mercadorias. “A Feira deste sábado vai funcionar nas Ruas laterais da Ceaga”, destacou Amorim. O Blog também apurou que existe resistência por parte dos comerciantes e feirantes em acatar a interdição.
A expectativa é que a partir da próxima segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Obras, providencie a remoção total da estrutura do Galpão, eliminando assim o risco, para que o Espaço possa voltar a abrigar mercadorias, todavia sem o teto.
Enquanto isso, as obras de construção da nova Ceaga seguem inacabadas. Os Trabalhos iniciados em 2015 e paralisados em 2020, foram retomados em setembro do ano passado. As obras tinham uma previsão de serem entregues em setembro passado, mas ainda não foram concluídas. Segundo aditivo realizado pela Secretaria de Obras, os serviços devem estar concluídos até março de 2025. (@blogcarloseugenio)