A coluna Cenário Político, assinada pelo jornalista Américo Rodrigo, no Blog Cenário (um dos principais no segmento político no Estado) registrou que todas as atenções no Estado foram voltadas para Garanhuns nessa quinta-feira, dia 20, por conta da Operação Helvécia, desencadeada pela Polícia Federal, e que cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), na sede da Prefeitura e das secretarias de Finanças, Educação e de Saúde (relembre AQUI).
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao Vídeo.
A investigação da PF, que pretende esclarecer dispensas de licitações com valores que chegam a aproximadamente R$ 18 milhões de reais, realizadas entre a Prefeitura de Garanhuns e uma ONG, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), que segundo a Polícia Federal possuí indícios de ser uma “empresa de fachada”, pois não possui empregados registrados e é presidida por uma pessoa que foi beneficiária de assistência social do Governo Federal durante a pandemia, funcionando, de acordo com a PF, “possivelmente como laranja no esquema de dispensa irregular de licitação”, foi destaque no G1/Globo; no Diário de Pernambuco e no Jornal do Comercio e em outros veículos de comunicação de Pernambuco. A TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo também abordou o assunto (confira no vídeo acima).
“Em uma Cidade onde a eleição promete ser bastante acirrada e polarizada entre o atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB), e o deputado Izaías Régis (PSDB), é inevitável que esse fato gere um desgaste no projeto do Socialista. A investigação pode até apontar que não houve nenhum deslize por parte de Sivaldo, mas até a conclusão, o episódio será bastante explorado pela oposição”, observou Américo Rodrigo, na coluna do Cenário.
Ainda de acordo com a coluna Cenário Político, “até então, o líder-mor da família Albino vinha nadando de braçada rumo à reeleição, já que seu principal adversário não vinha incomodando nas críticas direcionadas à Gestão. Favorito na Cidade das Flores, o Prefeito vai precisar conviver com os questionamentos e explicações. Afinal, ninguém quer a PF batendo na porta na véspera de uma eleição”, publicou Américo Rodrigo, no Blog Cenário.
Além de Américo, o consultor político Marcelo Jorge, radicado em Garanhuns, fez uma análise do impacto dos possíveis impactos da Operação da Polícia Federal nas Eleições em Garanhuns. Clique AQUI para conferir. (@blogcarloseugenio, com informações do Blog Cenário. CONFIRA)