BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 19 de janeiro de 2025

 

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal, informou nesse sábado, dia 18, em nota distribuída à Imprensa que, “em razão das obras de requalificação e ampliação da pista de cooper do Parque Euclides Dourado, será necessária a retirada de algumas árvores da espécie eucalipto”. Não foi informada a quantidade de árvores que serão suprimidas.

 

 

De acordo com a Pasta, os Eucaliptos são classificados como árvores “de espécies exóticas e não pertencem ao bioma local”. Assim, segundo a Prefeitura, “não há fundamentação legal, nas esferas federal, estadual ou municipal, que impeça sua remoção ou exija reposição ou compensação obrigatória”, todavia o plantio de árvores nativas da Região será realizado no Parque, “até a conclusão das obras”, para promover a compensação ambiental.

 

 

 Clique na imagem para conferir o Vídeo. 

 

ARBORIZA GARANHUNS FEZ O ALERTA  – Em julho do ano passado, o projeto Arboriza Garanhuns, que trabalha coletando sementes de árvores nativas, produzindo mudas e plantando de forma independente, com o objetivo de conservar espécies raras da Região, divulgou vídeo nas redes sociais chamando a atenção para a supressão de várias árvores no Parque Euclides Dourado. “Temos que barrar esse crime ambiental, será o maior massacre de árvores e de mudas que inclusive plantamos naquele local!”, publicou o Projeto, em vídeo divulgado no Instagram.    

 

   

 

REFORMA DO PARQUE – De acordo com informações levantadas pelo Blog do Carlos Eugênio, as obras de reforma do Parque estão sendo executadas pela empresa BL Construtora e Serviços LTDA e custarão, inicialmente, mais de R$ 7,3 milhões de reais (R$ 7.319.997,32), valor que, pela Legislação em vigor, pode ser aditivado em até 50%, por se tratar de serviços de reforma.

 

 

REALIDADE – O Parque dos Eucaliptos, como também é chamado o Euclides Dourado, completará 100 anos agora em 2025. Diante da ação do tempo; da falta de manutenção e dos baixos investimentos no Equipamento ao longo dos últimos anos, o Espaço apresenta precariedade na iluminação; banheiros deficitários; quadras esportivas; playground; academia ao ar livre; pista de skate e outros espaços apresentando problemas de conservação, deficiências que justificam as obras de reforma. (@blogcarloseugenio)