O Padre Edson Viana comemorou nessa segunda-feira, dia 25, dezenove anos de vida Sacerdotal. Atualmente em Lajedo, o religioso fez história enquanto esteve à frente da Paróquia de São Sebastião, na Boa Vista, em Garanhuns, ocasião em que implementou uma série de ações estruturais e de evangelização e grandes eventos religiosos, dentre eles: a Missa da Graça, aos domingos, e a Caminhada ao Santuário da Mãe Rainha, que posteriormente se tornou um evento da Diocese.
Natural de Capoeiras, o Padre Edson ingressou na vida religiosa como sacristão do Monsenhor Geraldo e também foi coroinha de Frei Damião. Estudou filosofia em Goiânia-GO e Teologia, em João Pessoa, na Paraíba. Ordenado Padre em abril de 2003, foi pároco em Brejão e em Terezinha, assumindo em seguida a Paróquia de São Sebastião, na Boa Vista, onde ficou por seis anos. Antes já havia residido naquela Paróquia, juntamente com os padres Marcelo Protázio e José Émerson.
Chamado por Dom Irineu Roque Scherer, que o havia ordenado Sacerdote em 2003, serviu a Igreja Católica na Diocese de Joinville por um ano, assumindo posteriormente a Paróquia mais antiga de Santa Catarina (atualmente com 355 anos), em São Francisco do Sul, onde passou sete anos. “Nesse tempo, ajudamos na Fundação e Construção do Lar dos Idosos; do Centro de Recuperação para Jovens dependentes químicos; do Museu de Arte Sacra e da Escola de Formação Psicológica para Casais, além de auxiliarmos na criação de duas novas Paróquias e alguns trabalhos pastorais”, relembra o Padre Edson, que complementa: “já em Joinville, tendo em vista a presença de muitos nordestinos, criamos a Festa do Nordestino no mês de junho, comemoração muito bonita, marcada por danças e comidas típicas do Nordeste, e que continua no calendário dos joinvilenses até os dias atuais”.
O Padre Edson Viana segue servindo a Deus, através da Igreja Católica, e exerce seu sacerdócio há quatro anos na Paróquia da Santa Mãe de Deus, em Lajedo, sendo inclusive o primeiro Pároco daquela comunidade. “Somos gratos a Deus pelo chamado e por poder propagar o amor de Deus através desse chamado”, finalizou o Padre Edson, que já vive a emoção de comemorar, em 2023, seus 20 anos de Vida Sacerdotal. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com imagens de acervo pessoal)
Acesse também nosso site: www.manoimoveis.com.br