O ano das Eleições Municipais chegou e, em Garanhuns, caso o Deputado Izaías Régis decida ser candidato a Prefeito teremos um verdadeiro Fla x Flu, num dos pleitos mais disputados da história política do Município, com a eleição sendo travada voto a voto. Mas para que o clássico Izaías x Sivaldo aconteça, algumas ações precisam se confirmar.
Independente de números de pesquisas, que sempre são contestados pelos que não estão à frente e comemorados pelos líderes, é nítido na Cidade que o trabalho; os milhões; a mídia; a adesão política que a força financeira da máquina pública garante e a promoção pessoal escancarada, entre outros aspectos, vêm garantindo ao Prefeito Sivaldo Albino o favoritismo. Vibrem ou mais entusiasmados ou condenem os que o subestimam, se as eleições fossem hoje, mesmo com um Governo marcado por Denúncias de Indícios de Irregularidades, Sivaldo seria reeleito Prefeito de Garanhuns.
Mas o que falta para termos o clássico Izaías x Sivaldo nas eleições de outubro? Simples. Que o Governo Raquel Lyra queira Izaías novamente Prefeito de Garanhuns. Isso mesmo. Sozinho e mesmo tendo Zaqueu na Vice; Gersinho do lado ou competitivos grupos de candidatos a Vereador, Izaías pode não conseguir fazer frente ao Poder Político e Econômico que Sivaldo representa atualmente, sobretudo com o apoio das emendas enviadas por Felipe Carreras, reforçadas pelo empréstimo dos R$ 100 milhões.
Régis precisa ser fortalecido pelo Governo Estadual. Ele vai precisar ter em Garanhuns pelo menos parte da força que Sivaldo teve nos dois últimos anos da Gestão Paulo Câmara. Também é fundamental que os investimentos do Estado melhorem as instalações e o atendimento no Dom Moura, assim como o fornecimento de água, em vários pontos da Cidade, seja normalizado pela Compesa.
Além disso, os gestores dos Órgãos Estaduais na Cidade precisam estar em sintonia com o Candidato de Raquel e ações como a implantação do IML; da Maternidade e do Hospital Regional, precisam sair da fase do anúncio e tomar formas de encaminhamentos, dentre elas: a definição do local; a confecção de projetos e a realização da licitação para escolha das Empresas que executarão as construções.
Pois é. A competitividade na eleição deste ano, em Garanhuns, depende do fortalecimento do principal nome da Oposição, Izaías Régis, que tem um grande Capital Eleitoral, mas que sem as bênçãos da Governadora deverá optar, inteligentemente, por seguir na Assembleia Legislativa, restando, ao não ser que surja um fato novo, capaz de mudar radicalmente o atual cenário político, apenas confirmar nas urnas a reeleição de Sivaldo. Esta é a minha opinião. Mas respeito a sua! (@carloseugenio)