BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 25 de junho de 2013


O
Governo do Estado, através da Fundarpe, desenvolveu uma nova marca para o
Festival de Inverno de Garanhuns. A Peça foi apresentada na última semana,
através da fan-page oficial do Evento no facebook. De acordo com o Órgão
Estadual, a nova marca foi desenvolvida a partir de conceitos como diversidade
artística e fortalecimento das tradições culturais de Pernambuco, sendo uma
homenagem à ‘Cidade das Flores’.

Na peça, a mulher da
região é apresentada como suporte para o símbolo maior do Município. Apoiando o
ícone principal, quatro figuras geométricas, de diferentes cores, representam
os quatro maiores polos do evento: Esplanada Guadalajara, Parque Euclides
Dourado, Parque Ruben Van der Linden e Comunidade do Castainho.

Mas
a nova peça não agradou aos garanhuenses. São várias manifestações contrárias
estão sendo expressas diariamente através das redes sociais. O empresário
Betinho Candido, que atua no segmento de Eventos e integra o Grupo dos Amigos
de Garanhuns no facebook, chegou a criar um banner com os dizeres “essa marca
não representa o nosso Festival. Proteste!”, seguido de um comentário: “
se até uma simples marca do FIG não é discutida com a
organização local do Evento, imaginem os senhores, o que a FUNDARPE faz com o
restante do nosso Festival?. Acorda Garanhuns!”, registra o Empresário.
 

Alguns
segmentos locais apontam que o Governo Municipal não tinha conhecimento da
mudança, todavia, matéria publicada neste Blog, em 12 de março deste ano (
https://blogdocarloseugenio.com.br/v1.br/2013/03/resultado-de-enquete-registra-que.html), registra que o Prefeito Izaías Régis (PTB),
concedeu entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, quando
externou o seu desejo em mudar a atual logomarca do principal Evento de
Garanhuns. Para justificar a sua decisão, o Prefeito disse acreditar que a
antiga marca, cujo beija-flor ou colibri, tem forte presença, remetia a marca
politica usada pelo ex-prefeito Bartolomeu Quidute (PT). Izaías também anunciou
que providenciaria a realização de um concurso para adotar a nova marca do
Festival de Inverno.

Na época, o Blog também fez
uma enquete, quando perguntou ao público internauta qual a opinião quanto ao
assunto e o resultado apontava que a marca instituída desde 2008 não deveria
mudar. 64% dos participantes registraram não concordar com a mudança, sendo que
23% acreditavam que a atual marca simboliza muito bem o Festival de Inverno e
41% defendiam que o Prefeito deveria se preocupar com assuntos de maior
relevância. 

O fato é que o Concurso não foi realizado e a FUNDARPE,
com ou sem a anuência da Prefeitura, providenciou um novo símbolo para o
Evento. O Festival acontece de 18 a 27 de julho e
até a realização desta postagem, dia 25 de junho, não havia qualquer informação
quanto às atrações da 23ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns.