Garanhuns vivenciou ontem, dia 11, o quarto evento de fuga registrado neste mês de agosto na unidade de Garanhuns da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE). Nesse novo registro, 18 internos conseguiram fugir.
Antes, nos dias 2, 7 e 10 deste mês já haviam sido registradas outras fugas. Ao todo, só neste mês de agosto já foram registradas 30 fugas, dessas, segundo a Polícia Militar, 17 socioeducandos foram recapturados.
Em nota, a Assessoria do Órgão lamentou o ocorrido e reconheceu o momento de dificuldade pelo qual a unidade Case/Cenip Garanhuns passa. A Funase ainda reforçou que seguirá firme no combate à “entrada e permanência de objetos ilícitos”, o que, segundo eles, é o motivo que estaria gerando essas instabilidades”. A Instituição informou que já reorganizou postos de trabalho de profissionais de gestão e segurança e solicitou reforço da PM nos arredores.
A unidade da Funase, Case/Cenip, de Garanhuns, abrigava até a manhã de ontem, dia 11, 72 socioeducandos. Segundo a Gestão, o local possui 101 vagas, sendo assim, não estava em superlotação. O número de agentes socioeducativos no local é de 101 – quantidade que cumpre a proporção estabelecida pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).