BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 24 de outubro de 2024

 

Nessa terça-feira, dia 22, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela anulação da reeleição antecipada do deputado Estadual Álvaro Porto (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que havia sido assegurada por meio de uma Resolução da Assembleia em 2023.

 

A decisão, que atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), exige a realização de uma nova votação para a Mesa Diretora, programada entre 1º de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025.

 

 

Entrevistada no programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal Recife, nessa quarta-feira, dia 23, a cientista política Luciana Lapa foi, analisou o momento e opinou que a nova eleição poderá trazer um Presidente “mais palaciano, que diminuirá o choque entre o executivo e o legislativo”.

 

Contrariando a opinião da cientista política, a governadora Raquel Lyra disse que a escolha da nova mesa diretora da ALEPE cabe à própria Casa, e que será conduzida pelo presidente Álvaro Porto, deixando claro que não vai interferir no processo.

 

 

Raquel revelou ter telefonado para Álvaro, que está em São Paulo para tratamento de saúde, e informou que cabe a Ele conduzir o processo. A Governadora disse que o seu relacionamento com a ALEPE deve ser conduzido “com paz e harmonia” e acredita que isso acontecerá sob a condução do atual presidente: “ o deixei à vontade para isso”.

 

 

MUDANÇAS NA CASA – Deputados Estaduais, em reserva, apontam que com a postura de Raquel, é possível que ocorram algumas mudanças, porém não na Presidência, que permanecerá com Porto, mas na 1ª Secretaria ocupada atualmente pelo deputado Gustavo Gouveia, do Podemos (imagem acima). Ele é acusado por colegas de não estar dando a atenção que a Casa precisa. Nos bastidores, também é dito que teria invadido espaço de colegas na Eleição Municipal em Municípios do Interior.

 

Cogita-se que o Partido mais forte para conseguir o lugar é o Progressistas, o terceiro maior do Estado pelo número de Prefeitos e dono de oito votos da sua Bancada, e de mais três votos de Deputados que participam de um bloco informal criado pelo deputado Federal Eduardo da Fonte. Com este cacife, o Partido pode pleitear o cargo na Mesa Diretora da ALEPE. (@blogcarloseugenio, com informações do JC Online. CONFIRA)