Entrevistado pelo Blog do Alberes Xavier, o deputado Estadual e líder do governo na ALEPE, Izaías Régis (PSDB), deu uma pausa no polêmico anúncio do período de realização do 31º FIG (relembre clicando AQUI) para tratar sobre os impactos da aprovação do pagamento do piso salarial para os professores.
É que nesta terça-feira, dia 27, a ALEPE votará o reajuste de 14,95% do piso salarial desses profissionais. A votação em plenário acontecerá após aprovação de recurso apresentado por Régis pedindo a votação do Projeto de Lei pelo plenário, após parecer contrário nas Comissões de Finanças e de Educação da Casa.
Ao Blog, Izaías justificou que Pernambuco está passando por uma fase difícil, financeiramente falando. “A responsabilidade da governadora Raquel Lyra é muito grande com o Estado de Pernambuco e não apenas com uma classe, [a responsabilidade] é com toda a população”, disse.
De acordo com o governo do Estado, com a aprovação do reajuste do piso, 28,6 mil profissionais serão beneficiados, passando a receber R$ 4.420,55 por 200 horas-aula. O Deputado disse ainda que nenhum dos Parlamentares é contra professor. “Nós não estamos aqui contra Professor. Nenhum Deputado é contra professor, mas o que nós queremos é que 28.600, independentemente de ser efetivo ou contratado, recebam o piso salarial da profissão já a partir do próximo mês”, afirmou Izaías, ressaltando que Pernambuco “não tem condições de pagar o reajuste de forma linear. “As Prefeituras que fizeram isso no ano passado, inclusive a de Garanhuns, não estão dando nenhum reajuste neste ano”, complementou Régis.
Caso o projeto seja aprovado pelo Plenário da ALEPE, ainda precisará ser adaptado o calendário de pagamento retroativo do reajuste, já que o PL apresentado por Raquel Lyra previa pagamento já a partir do início deste mês de junho, finalizando o retroativo no mês de agosto. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens do Blog do Alberes Xavier. CONFIRA)