Depois de Jupi e outros sete Municípios, Garanhuns pode contar com um Viveiro Florestal. Essa é a meta da vereadora Nelma Carvalho (Solidariedade), que sugeriu, através de Requerimento apresentado na Câmara de Garanhuns, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns, para garantir o plantio e reflorestamento de árvores de espécies nativas no Município.
Trata-se do Programa Plantar Juntos, tocado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), em parcerias com as Prefeituras.
A iniciativa integra ao projeto de implementação de oito viveiros municipais de mudas de árvores em Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com Prefeituras e entidades de sociedade civil que já atuam com meio ambiente, agroecologia e atividades sustentáveis.
“Em Jupi, o viveiro florestal tem capacidade de produzir 50 mil mudas por ano, além de promover a educação ambiental como espaço de aprendizagem. É uma ação fundamental para garantir a preservação do nosso meio ambiente”, avaliou Nelma Carvalho.
Entre as principais espécies de mudas já presentes no viveiro florestal estão: Ipês, Jacarandá, Milho de Pombo, Acerola, Manga e Eucalipto. “Precisamos garantir essa parceria entre o Município e o Estado, para que, através da adesão a este Programa possamos promover o plantio de árvores; fortalecer a proteção ambiental e favorecer a agroecologia e as atividades sustentáveis para nossa população”, complementou a vereadora Nelma Carvalho.
VIVEIROS NO ESTADO – Além de Jupi, os municípios de Pesqueira e de Taquaritinga do Norte, assim como de Granito, Triunfo, Dormentes, Panelas e Serrita já contam com Viveiros Florestais. Os espaços já funcionam como um berçário de florestas, onde as sementes se transformam em mudas com condições para serem conduzidas ao plantio de árvores. (@blogcarloseugenio)