No último sábado, dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou o primeiro mutirão simultâneo de exames e consultas do Programa Cuida PE, nas 14 Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). Também foram realizadas cirurgias no Hospital Belarmino Correia (HBC), em Goiana. Foram atendidos mais de 2.800 pacientes. A ação integra o objetivo central do Cuida PE, que é reduzir a fila de espera pelos atendimentos na rede pública de saúde de Pernambuco.
Para garantir a adesão dos pacientes, veículos do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) dos municípios foram utilizados ao longo do dia de mutirão, assim como as 24 vans das Gerências Regionais de Saúde (Geres), que realizaram o deslocamento dos usuários para as Unidades.
Na UPAE/Garanhuns foram atendidos 470 cidadãos de Garanhuns e de outros 21 municípios que integram a 5ª Gerência Regional de Saúde (5ª GERES). Eles foram contemplados com exames nas áreas de audiometria; biópsia de próstata; teste ergométrico; eletroencefalograma e mamografia, além de consultas clínicas, as áreas contemplaram a cardiologia; cirurgia geral; endocrinologia; gastroenterologia e oftalmologia.
“O mutirão oportunizou um envolvimento intersetorial com todas as Geres, além das representações dos Municípios, que também estiveram em parceria para que tudo acontecesse. Essas parcerias são de grande relevância para que possamos continuar executando estratégias de acelerar a fila de espera. Nossa ideia é continuar realizando novos mutirões por todo o Estado”, avaliou a coordenadora do Programa Cuida PE e diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes. (@blogcarloseugenio)