O músico garanhuense Alexandre Urquiza, que se apresentou no último Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), finalizado em julho passado, vem usando as redes sociais para reclamar que ainda não recebeu o valor do Cachê. O Artista, que se apresentou no dia 23 de julho, cobrou diretamente à Prefeitura de Garanhuns, que neste ano, através da Secretaria de Cultura, organizou o Evento.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir ao Vídeo.
Diante das especulações de que as Atrações Nacionais já haviam recebido o valor dos Cachês, inclusive de forma antecipada, enquanto que os Artistas locais e regionais precisam usar as Redes Sociais para garantir o pagamento do serviço prestado, o Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns, que revelou, em Nota, já ter quitado o pagamento de “boa parte” dos cachês dos Artistas. Ainda segundo a Nota assinada pela Secretaria de Cultura, “os demais (pagamentos) estão sendo regularizados dentro do cronograma previsto, seguindo todos os procedimentos, mediante comprovação e apresentação de Nota Fiscal”.
Ainda de acordo com a Nota, a Secretaria de Cultura tem buscado agilizar o pagamento do Cachê dos Artistas selecionados por meio de Edital Convocatório, sendo este um dos objetos do patrocínio firmado com o Governo do Estado, fixado no valor total de R$ 3 milhões de reais. “Este repasse tinha previsão inicial para ocorrer no mês de julho, mas segundo o Órgão, devido às restrições impostas pelo Calendário Eleitoral, o repasse só poderá ser realizado após o dia 06 de outubro”, registra trecho da Nota.
“Vale ressaltar, que por constar como um dos objetos do convênio, o pagamento de artistas selecionados por meio de edital, neste momento, não pode ser realizado com recursos próprios do Município. Fato este que inviabilizaria o repasse de recursos estaduais para este fim”, ressaltou a Secretaria de Cultura, que garantiu já vir negociando a alteração no convênio firmado com Governo do Estado com o intuito de “dar celeridade ao processo de pagamento de cachês de Artistas do Edital Convocatório e garantir que seja cumprido o Cronograma”.
A Prefeitura de Garanhuns não trouxe detalhes quanto ao “cronograma” de pagamentos e nem divulgou quais foram os Artistas que já receberam os Cachês do FIG, assim como também não relacionou quais seriam os Músicos cujo pagamento estaria condicionado ao Convênio firmado junto ao Governo do Estado. A Gestão Estadual ainda não se posicionou sobre o assunto. O Blog do Carlos Eugênio segue à disposição dos Órgãos Públicos. (@blogcarloseugenio)